Justiça manda bloquear bens do senador Nelsinho Trad por suspeita de fraude quando era prefeito

A Justiça de Mato Grosso do Sul determinou o bloqueio de bens do senador Nelson Trad Filho (PSD), de mais três pessoas e de uma empresa, por suspeita de fraude na licitação destinada a contratações para recapeamento asfáltico e tapa-buracos. O total de bloqueios chega a R$ 655 milhões.

O G1 entrou em contato com assessoria do senador, que informou que aguardava informações da assessoria jurídica do parlamentar para se manifestar sobre o assunto.

A decisão é do juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Homegêneos, e está publicada na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial da Justiça.

Conforme a decisão, o Ministério Público Estadual (MPE) afirma que Nelsinho, enquanto era prefeito de Campo Grande, juntamente com o então secretário de Obras, João Antônio de Marco, e outras pessoas e empresas, “praticaram atos de improbidade administrativa que resultaram em dano ao erário e atentaram contra os princípios”.

O MPE alega que “foram encontrados indícios de direcionamento de licitações para empresas parceiras do esquema, que fraudavam a realização do serviço de tapa-buraco e superfaturavam os contratos, desviando dinheiro público”.

Diante disso, a Justiça determinou o bloqueio de bens de Nelsinho, de João Antônio de Marco, de dois empresários e de uma empresa. O valor bloqueado de cada um deles é de R$ 131 milhões.

Na mesma decisão, o magistrado marca audiência para 2 de setembro a primeira audiência para ouvir testemunhas arroladas pelo Ministério Público Estadual.

G1