Hemosul Santa Casa promove campanha de doação de sangue e medula óssea nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (11) o Hemosul da Santa Casa abrirá em período integral para realizar a campanha de doação de sangue e medula óssea. A unidade hemoterápica, localizada na Rua Rui Barbosa, n° 3.633, vai atender o público das 7h às 11h30 e das 12h30 às 16h. 

A iniciativa contará com a participação de servidores e colaboradores da Santa Casa e também será aberta ao público em geral que pode comparecer e ajudar a salvar vidas.

Critérios

Além dos critérios tradicionais como: ter entre 16 a 69 anos e pesar 55kg ou mais, é importante ficar atento ao intervalo necessário para quem se vacinou contra a Covid: Coronavac são 48h e para a Astrazeneca, Pfizer e Janssen intervalo de 7 dias. O Hemosul também reforça que doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto doente. 

Também é importante ficar atento aos novos critérios para quem pegou ou teve contato com alguém confirmado da Covid. Pessoas com diagnóstico positivo ou suspeito podem doar depois de 10 dias da completa recuperação da doença; quem testou positivo e não apresentou sintomas da doença, pode doar 10 dias após o teste; quem teve contato com caso positivo, pode doar 7 dias após o ultimo contato; pessoas em isolamento voluntário ou por indicação, podem doar ao final do período.

Telefone do Banco de Sangue: (067) 3322-4135 – (67) 99273-7356 

Endereço: R. Rui Barbosa, 3.633 – Centro – Campo Grande

Mireli Obando, Subcom

Foto: Edemir Rodrigues