Guia Lopes da Laguna, que homenageia herói da Retirada da Laguna, completa 83 anos

Guia Lopes da Laguna comemora, nessa sexta-feira (19)  seu 83º aniversário de fundação e 75º de emancipação político-administrativa.

Localizada na região Sudoeste do MS e com 10.366 habitantes, Guia Lopes da Laguna é uma das cidades que integram o complexo turístico do Parque Nacional de Serra da Bodoquena. As principais atividades econômicas são agricultura e pecuária.

O município, que faz homenagem a José Francisco Lopes, militar do Exército Brasileiro que lutou na Guerra do Paraguai, também possui rios cristalinos entre outras atrações naturais.

Ele (o herói), que ficou conhecido como Guia Lopes, e o irmão Gabriel foram os primeiros a desbravar a região, localizada no sudoeste de Mato Grosso, até a fronteira com o Paraguai. Em 1846 Gabriel Lopes adquiriu uma fazenda de pecuária às margens do rio Apa.

Em 8 de maio de 1867 na Guerra do Paraguai, Guia Lopes foi escolhido para guiar uma tropa de 1500 homens do coronel Carlos de Morais Camisão. A partir daí foi iniciada a marcha até Bela Vista e em direção à Nioaque que durou 35 dias sob a fome, doenças e a perseguição dos soldados paraguaios. O trajeto ficou conhecido como Retirada da Laguna.

Guia Lopes faleceu de cólera no dia 27 de maio de 1867, depois de percorrer 52 quilômetros, a poucos dias da travessia do rio Miranda, que era o último obstáculo antes do objetivo final. Considerado um dos heróis da Guerra do Paraguai, foi enterrado no local, que veio a ser o município que o homenageou, passando a se chamar Guia Lopes da Laguna, onde foi construído o Monumento Histórico.

O município foi fundado em 19 de maio de 1938 e emancipado em 14 de maio de 1946, fato que ocorreu mais de 7 anos antes da emancipação de Jardim (este emancipado em 11 de dezembro de 1953). Em 1977 o município passa a fazer parte do atual Estado de Mato Grosso do Sul.

Suas principais atividades econômicas são a agricultura e pecuária. Como faz parte da Serra da Bodoquena e, devido a concentração elevada de calcário no solo, possui rios de acentuada limpidez, formando cachoeiras e grutas de elevado valor científico. Guia Lopes da Laguna também é conhecida pela sua essência cultural presente na Guerra do Paraguai – conhecida como a Tríplice Aliança.

O município conta com 10.366 habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e tem área de 1.210,606 km².

jornalestadodopantanal