Guia Lopes consegue zerar casos em monitoramento

O município de Guia Lopes da Laguna conseguiu, nessa sexta-feira (12) a marca otimista de zero casos positivos em monitoramento, o que representa um sufoco a menos para as autoridades de Saúde.

Consultado a respeito, o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Almeida, disse ao Jornal Estado do Pantanal que a cidade continua na bandeira vermelha, porque quando é feito o cálculo em que bandeira o município esta, esse cálculo é valido por duas semanas. “Então, no próximo cálculo, se a gente fizer o dever de casa passaremos para amarela”.

SITUAÇÃO

A situação de Guia Lopes da Laguna, hoje, é a seguinte: 1642 casos notificados; 518 positivos; 13 aguardando resultados; 1111 negativados; 501 recuperados; 00 positivos em monitoramento; 01 internado (00 leitos clínicos/01 leitos UTI – Campo Grande); 13 óbitos.

MONITORAMENTO

O monitoramento dos casos suspeitos de Covid-19 foi implantado antes da confirmação do primeiro teste positivo para a doença. Os profissionais de saúde adotaram uma ficha-padrão, preenchida com informações obtidas por meio de equipes de Saúde da Família, Vigilância à Saúde, Disque Covid-19 e barreiras sanitárias.

A partir do momento em que entram no monitoramento, os casos suspeitos são acompanhados durante 10 dias, a cada 24 ou 48 horas, conforme a gravidade. O acompanhamento é feito por meio de ligação telefônica, conversa pelo WhatsApp ou por visita domiciliar do agente comunitário de saúde. Quando necessário, o paciente é direcionado ao teleatendimento médico ou atendimento presencial.

A equipe monitora pessoas com casos de síndrome gripal, casos confirmados de Covid-19, contatos de casos suspeitos e confirmados e pessoas com sintomas respiratórios.

(Edmondo Tazza – MTE/MS 1266) – jornalestadodopantanal