Governo do Estado entrega títulos de imóveis e acaba com drama de famílias de Amambai

“Há 15 anos que estava lutando e agora é só alegria, não tenho mais preocupação”. A afirmação de Antonio Nicola Rosa sintetiza o sentimento de outras 16 famílias da Vila Guapê, que nesta sexta-feira (2.8) receberam o título dos terrenos em que moram há 20 anos, em solenidade realizada no centro de Amambai, em que o governador Reinaldo Azambuja inaugurou e lançou obras, fez entregas importantes para a agricultura familiar e para a população.

“Estou muito agradecido ao governador Reinaldo Azambuja, que tem sido um bom governador, um bom administrador. Não tenho palavras para agradecer”, afirmou Antonio, ao lembrar da luta de décadas que rapidamente foi resolvido pela Agência Estadual de Habitação Popular (Agehab). “Fomos procurados no começo do ano e agora tenho a segurança de continuar investindo aqui”, comenta.

“É um presente, estou muito feliz com isso, uma coisa que eu vinha lutando uns 20 anos para conseguir”, comemora a dona de casa Nilza dos Santos Ávila, outra que recebeu o título do imóvel onde mora na Vila Guapê.

Além dos títulos definitivos para as 16 famílias da Vila Guapê, o governador entregou a ponte de concreto armado sobre o rio Amambai, na estrada da Escola Agrícola, e o Centro de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar – Mercado Municipal Gasparino Moraes Lima. O Centro foi construído em parceria entre Prefeitura e Governo do Estado e recebeu recursos de emendas do orçamento da União, apresentados por Vander Loubet e Zeca do PT na legislatura passada – Vander foi reeleito e Zeca disputou uma das vagas ao Senado e não se elegeu.

Equipamentos entregues vão atender famílias de assentamento

Assim como nos outros municípios do Estado, em Amambai a administração estadual vem investindo muito no fortalecimento da agricultura familiar. Nesta sexta-feira, Reinaldo Azambuja e Jaime Verruck, titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) entregaram uma patrulha mecanizada que vai atender famílias de um assentamento. “Já entregamos mil equipamentos para a agricultura familiar e vamos entregar mais ainda. O governador Reinaldo tem a preocupação de auxiliar os pequenos agricultores com assistência técnica e equipamentos, mas também na comercialização e por isso a importância da construção dos mercados municipais como este, aqui de Amambai”, disse Verruck.

Hospital

Governador Reinaldo Azambuja e prefeito de Amambai, Dr Bandeira, vistoria obra de reforma e ampliação do Hospital da cidade

Em Amambai o governador Reinaldo Azambuja também foi ao Hospital Regional da cidade, que está com obras de reforma e ampliação, com parte de recursos viabilizados pelo atual secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, na época em que era deputado federal. “São cerca de R$ 5 milhões em investimentos que vai garantir a melhoria no atendimento à população”, destacou.

O projeto está sendo executado em parceria entre os governos municipal, estadual e federal. “Essa melhoria na estrutura física do hospital vai propiciar também melhores condições de atendimento a uma unidade que, além de atender a população local, é referência par o Conesul do Estado na realização de cirurgias”, pontuou o prefeito de Amambai, Ednaldo Luiz Bandeira, o Dr Bandeira.

Foram entregues à Prefeitura de Amambai ainda um micro-ônibus para o setor de assistência social e um ônibus escolar do projeto Caminho da Escola, viabilizados por Geraldo Resende na época em que estava na Câmara Federal.

Durante a solenidade Reinaldo Azambuja também assinou a ordem de serviço para o início da obra de restauração funcional do pavimento da avenida Nicolau Otaño, entre a avenida Pedro Manvailer e a saída para Caarapó. Ela é uma das principais vias do centro da cidade e caminho para quem vai para municípios vizinhos como Coronel Sapucaia, Tacuru, Sete Quedas e Paranhos, além de Dourados e Campo Grande.

Assinou também a ordem de serviço para a construção de 40 bases do Programa Lote Urbanizado, no Loteamento dos Ipês.

No evento que teve a presença dos prefeitos dos municípios do Conesul do Estado, Reinaldo Azambuja se reuniu com eles para discutir parcerias para a execução de obras e serviços nas estradas municipais da região.

Além de prefeitos e vereadores da região, prestigiaram a solenidade em Amambai os deputados federais Vander Loubet e Beto Pereira, os deputados estaduais Gerson Claro e Paulo Corrêa, presidente da Assembleia Legislativa, o secretário Especial do Governo do Estado, Sérgio de Paula.

 

Paulo Yafusso – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Saul Schramm