Governo cria comitê para cortar gastos de 20% no custeio e despesas

Controle rigoroso de gastos e a redução das despesas da administração direta do Poder Executivo. Estas são as principais medidas do governador do Estado Reinaldo Azambuja para garantir o equilíbrio das finanças de Mato Grosso do Sul neste ano. As ações estão previstas em dois decretos que serão publicados na segunda-feira 95) e que visam corte estimado de 20% em relação aos dispêndios de 2014 com  custeio das secretarias, autarquias e fundações. Também será criado um Comitê Integrado de Controle de Despesas.

“Vamos gastar menos com a burocracia e o gigantismo do governo, para investir mais nas pessoas”, disse Azambuja, reafirmando seu compromisso de enxugar a máquina administrativa e priorizar o cidadão sul-mato-grossense. “Estes decretos expressam o nosso objetivo maior, a eficiência e austeridade do governo na prestação de serviços à sociedade com o controle absoluto dos gastos públicos”, completou.

O Comitê Integrado de Controle e Despesas, criado pelo decreto nº 14.108, terá como atribuição examinar gastos, especialmente os de custeio, contrapartidas de convênios e assessoramento às decisões iniciais do governador relacionadas a estes assuntos. O comitê será coordenado pelos secretários estaduais de Administração e Desburocratização, de Fazenda, de Governo e Gestão Estratégica e ainda o da Casa Civil.

Reunião 
A primeira reunião do secretariado do governo Reinaldo Azambuja começou por volta das 18h e prosseguiu até altas horas.

Onze secretários foram ao chamado do governador, apenas uma, Maria Avesani, da Habitação, não compareceu. Ela está viajando.