Futebol Feminino: Dia de campeãs e estreante na Copa do Mundo

Michael Dalder/Reuters

Por Agência Brasil

Duas seleções campeãs da Copa do Mundo de Futebol Feminino e uma estreante jogam neste sábado, segundo dia da Copa da França.

Pelo Grupo B, a bicampeã Alemanha enfrenta a China, às 10h, no estádio Roazhon Park, em Rennes. A estreante África do Sul encontra a Espanha, às 13h, no estádio Océane, em Le Havre.

Pelo Grupo A, a campeã Noruega joga contra a Nigéria, às 16h, estádio Auguste-Delaune, em Reims.

Alemanha x China
As duas seleções já se enfrentaram um vez em jogos da Copa do Mundo. As alemãs ganharam das chinesas por 1 a 0, na fase seminal da Copa da Suécia – 1995.

A Alemanha ocupa o 2º lugar no ranking da Fifa. Participou de todas as Copas do Mundo. É Bicampeã. Na campanha de classificação para Copa na França, sofreu apenas uma derrota contra a Islândia e venceu as outras sete partidas sem levar gols. A técnica é Martina Voss-Tecklenburg. A estrela do time é Dzsenifer Marozsan. A jogadora concorreu ao prêmio de melhor jogadora do mundo em 2018 e ficou na terceira colocação. Atualmente joga no Olympique Lyonnais.

Relembre a final da Copa de 2003, quando a Alemanha conquistou o primeiro título mundial ao derrotar a Suécia.

Relembre a final da Copa de 2007, quando a Alemanha venceu o Brasil e se tornou bicampeã.

A China ocupa o 16º lugar no ranking da Fifa. Já participou seis vezes da Copa do Mundo de Futebol Feminino. O primeiro título quase foi alcançado em 1999, quando ficou com o vice-campeonato ao perder para os Estados Unidos. A equipe é comandada pelo ex-jogador Jia Xiuquan. A estrela do time é a atacante Li Ying.

Relembre a final da Copa de 1999 disputada nos pênaltis, quando as chinesas quase alcançaram o primeiro título mundial, mas foram derrotadas pelas americanas.

Espanha x África do Sul
As duas seleções nunca se enfrentaram.

A Espanha ocupa a 13ª posição no ranking da Fifa. Participa do Mundial pela segunda vez. Foi a primeira equipe a confirmar participação na Copa da França de forma invicta nos oito jogos disputados. O técnico Jorge Vilda comanda a seleção espanhola desde 2015, quando iniciou uma renovação na equipe e mudanças táticas. A jogadora Irene Paredes é líder nata e considerada uma das melhores zagueiras do mundo. Apesar de jogar na defesa, a jogadora do Paris Saint-Germain foi a segunda artilheira nas eliminatórias para Copa da França 2019.

A África do Sul ocupa a 49ª posição no ranking da Fifa. Depois de várias tentativas, conseguiu a oportunidade de participar pela primeira vez da Copa do Mundo. A técnica é Desiree Ellis, pioneira no futebol feminino na África do Sul. A zagueira Janine Van Wyk, que atua no time americano Houston Dash, soma 160 convocações para defender a seleção sul-africana.

Noruega x Nigéria
As suas seleções já se encontram na Copa de 1995, na Suécia. Noruega goleou a Nigéria por 8 a 0, placar com mair número de gols daquela Copa.

A Noruega ocupa a 12ª posição no ranking da Fifa. Participou de todas as edições da Copa do Mundo. Garantiu vaga na Copa da França ao liderar o grupo 3 nas eliminatórias europeia. O treinador sueco Martin Sjogren sucede Even Pellerud, o homem que levou a Noruega ao título mundial em 1995. A estrela do time é Maren Mjelde, jogadora do Chelsea.

Relembre a final da Copa de 1995, quando a Noruega conquistou o título mundial ao vencer a Alemanha

A Nigéria ocupa a 38ª posição do ranking da Fifa. Participou de todas as Copas do Mundo. O melhor resultado foi a classificação para as quartas de final em 1991.O título de campeã da Copa da África 2018 alcançado nos penaltis. A recompensa valeu vaga na Copa da França. O treinador da seleção nigeriana é o sueco Thomas Dennerby. O destaque da equipe é a atacante Asisat Oshoala, que joga no Barcelona e eleita melhor jogadora africana três vezes (2014, 2016 e 2017).

A 8ª Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA será realizada na França entre os dias 7 de junho a 7 de julho. Neste ano, 24 equipes disputam o título. Desde 1991, a copa feminina ocorre de quatro em quatro anos. Os Estados Unidos são tricampeões (1991, 1999 e 2015); a Alemanha (2003, 2007), bicampeã; Noruega (1995) e Japão (2011) têm um título cada.