'Foram 40 que não reagiram', diz Choque sobre presos sem confronto

O jovem de 21 anos, que morreu depois de trocar tiros com policiais em um matagal no Jardim Veraneio, em Campo Grande, foi o oitavo suspeito a morrer durante confronto com o Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) em pouco mais de um mês. Segundo a polícia, ele era suspeito de roubar dois mototaxistas e reagiu com tiros durante a abordagem policial.

Em entrevista coletiva à imprensa, na quinta-fiera (28), o subcomandante do Choque, major Marcus Pollet, afirmou que o caso terminou em morte em razão da atitude do suspeito.

“Dentro do matagal, ele reagiu à prisão, efetuou dois disparos contra a equipe policial, momento em que foi necessário uso da arma de fogo […] Ultimamente os marginais têm reagido à abordagem policial já utilizando o último grau de força, que é o uso de arma de fogo. Diante disso, a Polícia Militar tem que reagir à altura”, afirmou.

Conforme Pollet, nos casos em que os suspeitos não reagem a tiros, o Choque faz a prisão. Em janeiro, mais de 40 suspeitos de crimes foram presos em flagrante pelo batalhão. Questionado sobre a proporção de mortes em relação às prisões, Pollet informou que a corporação não faz comparações.

“A gente não faz esse tipo de estatística porque não depende de estatística, depende da reação do marginal no momento da abordagem. Se os 40 [presos] tivessem reagido [com tiros], os 40 teriam entrado em óbito […] A gente realiza várias prisões, foram mais de 40 prisões em flagrante do começo do ano até hoje, de marginais que não reagiram. Então, se esses poucos reagirem à ação, a Polícia Militar vai ter que, para se defender e cessar a agressão atual, injusta e iminente, vai ter que reagir à altura”.

O subcomandante ainda ressaltou que a corporação age dentro dos padrões e dos princípios da legalidade, necessidade e proporcionalidade.

Morte no matagal

O caso aconteceu na noite de terça-feira (27) e foi registrado pela Polícia Civil como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, roubo majorado pelo concurso de pessoas e roubo majorado pelo emprego de arma. O comparsa do suspeito fugiu antes da chegada da polícia e não foi localizado até o momento.

O rapaz é suspeito de ter assaltado, junto com outro bandido, dois mototaxistas na região do bairro Danúbio Azul e ainda atirado para o alto. Depois do crime, os bandidos fugiram.

O jovem que morreu se escondeu em uma matagal e, segundo a polícia, foi localizado após duas horas de busca. Houve troca de tiros e ele morreu.

O revólver calibre 38 usado pelo suspeito morto e as armas dos policiais que atiraram no rapaz foram apreendidas. O outro envolvido no roubo aos mototaxistas não foi localizado.

 

Suspeito foi morto após troca de tiros em matagal no Jardim Veraneio (Foto: Reprodução/ TV Morena)Suspeito foi morto após troca de tiros em matagal no Jardim Veraneio (Foto: Reprodução/ TV Morena)

 

www.pontaporainforma.com.br