Festa de São Patrício, em Bela Vista – 17 de Março

A Festa de São Patrício é uma das festas mais tradicionais e antigas da região da fronteira Brasil-Paraguai. Um momento sacro que ao longo dos anos incorporou elementos herdados da cultura espanhola, quando de sua dominação no Paraguai, alguns usos e costumes das famílias gaúchas, importantes na formação étnica da população bela-vistense e elementos da crença e imaginário popular, tornando a festa um folclore típico da região.
O Bairro da Cancha em Bela Vista (MS), é um forte reduto de famílias imigrantes. A procissão de São Patrício começou lá pelos anos de 1937, quando foi inaugurada a igreja em homenagem ao santo, no alto de um pequeno morro donde se descortina todo o vilarejo. 
Era uma iniciativa dos padres redentoristas, todos norte-americanos de família irlandesa, que chegavam à fronteira para consolidar a fé cristã, em um processo de hibridização, em que elementos religiosos afetos à cultura irlandesa em contato com elementos da religiosidade latina tornam-se fatores de superação de conflitos, daquele que talvez seja nosso maior mito fundacional: a guerra do Paraguai. Festa de São Patrício: fé e religiosidade superando guerras e barreiras linguísticas. 

Título: Festa de São Patrício
Gênero: Documentário, Festa Religiosa 
Local: Bela Vista- MS
Classificação: Livre
Tempo: 07’13”