Felipão faz mistério sobre escalação contra o Chile: 'Vamos entrar com 11'

Minas Gerais – Luiz Felipe Scolari não quis dar armas para o Chile na véspera do confronto das oitavas de final da Copa do Mundo. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, no Mineirão, o técnico da seleção brasileira não deu pistas sobre possíveis modificações na equipe.

“Não sei o time que vai jogar, porque sempre tem um problema ou outro acontecendo e a gente não vai definir. Porque se não acontece um problema, fazemos uma alteração e depois pode ter que redefinir. Não é bom para o contato com os jogadores”, afirmou o treinador.

Com a insistência dos jornalistas em saber quem atuaria na lateral direita, já que Felipão testou Maicon na posição, o comandante decretou:

“Já está resolvido. Vai jogar um. Vamos entrar com 11. Daniel, Maicon, David Luiz, Ramires. Alguém vai jogar na direita. Já disse, não se passa antecipada a escalação. Porque temos treinos e pode acontecer algum imprevisto”, afirmou Felipão.

Confira a coletiva na íntegra:

Sampaoli no comando do Chile

“Penso que desde a chegada do Jorge Sampaoli a equipe teve uma nova dinâmica, uma performance muito melhor. Os jogadores foram adaptados ao esquema que ele acha melhor, e se adaptaram perfeitamente”, declarou Felipão

Brasil seguir o exemplo do Atlético Madrid e jogar retrancado

“Jogamos de acordo com a equipe que possuímos e dentro da filosofia que passo para os atletas e que é bem recebida por eles. E os atletas podem discutir essa filosofia com o técnico. Um exemplo é o Thiago SIlva que joga no PSG que é uma equipe bem comportada, que joga fechada na defesa e também sabe sair para o ataque”, analisou Felipão

Chegar ao nível do time do ano passado:

“Não sei o time que vai jogar amanhã porque sempre tem um ou outro problema acontecendo.A gente define antes, mas depois vai redefinir. Acho que a equipe neste momento já apresenta 80% das condições que tínhamos na Copa das Confederações”, disse Felipão.

Neymar

“O que eu vejo do Neymar é que pela idade que possui é um menino muito centrado. Tem um foco, uma ideia, uma personalidade muito forte e interessante. É um menino participativo, tem uma participação tática. Fora de campo não tenho conhecimento profundo, mas é um menino do bem, e muito do bem. Um rapaz muito bom”, afirmou Felipão.

“Ele está sempre bem, cabeça tranquila. Até quando teve a lesão no Barcelona ele me disse que estava bem centrado para se recuperar e chegar bem aqui. Se as coisas dentro de campo estão funcionando da melhor coisa possível, é porque fora de campo ele tem um grande respaldo das pessoas que trabalham com ele”, declarou Thiago Silva.

Pressão de jogar fase mata-mata no Brasil.

“Agora eu e o Thiago entramos em campo para observar o gramado, e falamos que algumas coisas mexem com nosso dia dia. Mas é normal que a gente sinta alguma ansiedade, principalmente agora no mata-mata que é aonde não podemos errar nem perder.E você fica um pouco mais nervoso, mais assustado, aquilo que é normal em uma competição, não só porque é no Brasil. E eu não posso mostrar insegurança quando estou com eles. Ninguém fica tranquilo, mas temos que passar confiança. Sempre no início do jogo te dá aquele… Com os jogadores é a mesma coisa”, disse Felipão

Messi

“É um excelente jogador, um craque. Um dos melhores do mundo. Qualquer clube, seleção, ou peladinha de várzea vai querer ele. Porque ele tem muita qualidade, mas não é muita, é MUITA mesmo”, disse Felipão

“É um dos melhores do mundo, venceu quatro seguidas e agora perdeu para o Cristiano. O Neymar está em uma crescente boa, não tenho dúvidas que ele vai chegar nesse patamar. O Messi é o melhor de todos, sem dúvida”, analisou Thiago Silva

Chile freguês

“Thiago Silva sobre comparações com o Chile de hoje e de antes: “Para nós é indiferente, serve muito para vocês analisarem mas os que fizeram o Chile chegar nesse patamar são os jogadores de hoje”, afirmou Thiago Silva.

David Luiz

“Primeiramente, falando do David, hoje o futebol evoluiu muito e o jogador que joga na defesa tem que saber sair jogando. E o David tem qualidade para fazer, por isso que ele faz e o Felipão dá total liberdade para sairmos desde que tenha alguém no meio de campo que supra a nossa ausência atrás. É difícil um zagueiro ser mais lembrado que um atacante, mas não vejo problema nenhum. Escolhi ser zagueiro já sabendo disso”, analisou Thiago Silva.

Chile extremamente confiante

“É melhor ir passando de fase. Venha quem vier, vai passando de fase que é melhor. Confiante ou não confiante que tem que fazer o jogo, propor e ganhar somos nós. A gente tem algumas estratégias, muitas vezes a gente acelera o processo e montamos uma ideia sobre a equipe adversária, depende de como a equipe está jogando e do momento de cada um. Neste momento eu tenho mostrado todo o potencial do Chile e mostro também o nosso, com vídeos, temos totais condições de passar deles”, disse Felipão

Argentina na final

“Ganhou os três jogos, vêm aí com uma grande seleção. Final? Não posso falar de final, tenho que falar do Chile que é o jogo que elimina ou classifica. Só posso falar de final se chegarmos na semifinal e passarmos. Agora o passo seguinte que é o Chile”, declarou Felipão.

Como jogar contra o Chile

“Vamos pressionar e defender. Só. A gente vai montar nossa equipe de acordo com nosso padrão de jogo, independente do jogo que o Chile vai fazer contra nós. Depois se dar certou ou errado temos alternativas para que saibamos nos comportar em determinadas situações”, afirmou Felipão.

Lateral direita

“Já está resolvido. Vai jogar um. Vamos entrar com 11. Daniel, Maicon, David Luiz, Ramires. Alguém vai jogar na direita. Já disse, não se passa antecipada a escalação. Porque temos treinos e pode acontecer algum imprevisto”, afirmou Felipão

Neymar x Messi

“Messi é um dos melhores jogadores do mundo e o Neymar está no caminho para isso. Mas o Neymar não joga para ser o melhor do mundo, ele joga para o Brasil”, disse Felipão.

Jornalista chileno pergunta sobre arbitragem e Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, interrompe a coletiva:

“Esse tema é primitivo e imaturo no futebol. Esse tipo de pressão é ridículo. Não é um desrespeito só ao árbitro, nem com Fifa, nem com a Seleção. É desrespeito também com o povo brasileiro. A seleção brasileira não precisa de ajudar da arbitragem para ganhar nenhum título. Não adianta insistir que não vamos falar nada sobre isso”, disse. 

Estatura baixa do Chile

“Não é preciso altura, é preciso ter tempo de bola e saber se posicionar. Essa história de que altura ganha jogo não existe. E eles tem um tempo de bola muito bom. Não é por aí que a gente tem a oportunidade de ganhar. Acho que taticamente o Chile é muito evoluído, se não formos bem podemos até não passar dessa fase”, afirmou Felipão.

Mata-mata novamente

“Contra Camarões jogamos e não estávamos classificados. Então estamos jogando um mata-mata desde o jogo de Camarões. Todo jogo podemos terminar e ter passado ou não. É do regulamento, os jogadores sabem disso”, disse Felipão.

“Jogar dentro de casa te dá uma motivação muito maior. Quando você passa de ônibus pelas ruas você vê multidões gritando, aplaudindo. Isso mostra o quanto o povo brasileiro é apaixonado pela sua Seleção. Do outro lado tem uma outra equipe que tem os mesmos cultos nossos. Temos que respeitar”, afirmou Thiago Silva