Federação Internacional de Voleibol cancela edição 2020 da Liga das Nações

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB, na sigla em inglês) anunciou, nesta sexta-feira (08.05), por meio de nota oficial, o cancelamento da Liga das Nações (VNL) 2020. De acordo com a entidade, a suspensão deve-se ao avanço da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19) e, consequentemente, leva em consideração o impacto nas cidades-sede para oferecer condições de segurança, acessibilidade e de alta qualidade.

No Brasil, Campo Grande receberia etapa da competição, inicialmente entre os dias 19 e 21 de junho, na fase de grupos masculina, com a participação das seleções de Brasil, Alemanha, Itália e Rússia. A parada na Capital sul-mato-grossense também marcaria a reabertura do Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o Guanandizão, interditado há mais de sete anos e que está sendo reformado com recursos do Governo do Estado.

Esperando encontrar uma data no final do ano, a FIVB havia informado, no dia 13 de março, o adiamento do início da Liga das Nações para depois dos Jogos Olímpicos de Verão, de Tóquio. No entanto, o evento multiesportivo global foi transferido para 2021, em decisão inédita do Comitê Olímpico Internacional (COI), devido à propagação do vírus. 

“Dada a natureza evolutiva da pandemia, a complexidade da realização do evento global, em vários países anfitriões e o compromisso de proteger a saúde dos participantes, o Conselho da VNL, o Conselho de Administração da FIVB e os organizadores do evento concordaram em cancelar edição deste ano da VNL. A FIVB continua trabalhando em estreita colaboração com todas as partes para coordenar o cronograma da VNL 2021”, diz trecho da nota emitida pela FIVB.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda, há expectativa de Campo Grande receber o torneio internacional de vôlei no ano que vem. “Nós já temos o compromisso da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para manter Campo Grande no calendário da FIVB para a Liga das Nações. Então, esperamos que o evento não deixe de acontecer”.

Para sediar o torneio mundial, o Governo do Estado desembolsou R$ 1,3 milhão de recursos próprios, destinados à CBV e Federação Estadual de Voleibol (FVMS). “O governador Reinaldo Azambuja disponibilizou o recurso para o convênio e garantiu que o repasse está assegurado para a nova data da competição, em 2021. Está tudo certo”, confirma Miranda. 

Guanandizão 80% concluído

Presidente da Funesp, Rodrigo Terra, secretário Carlos Alberto de Assis e presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, durante vistoria à reforma do Guanandizão

As obras do Guanandizão estão em ritmo acelerado, com mais de 80% dos serviços concluídos. Na última quarta-feira (06.05), a praça esportiva recebeu vistoria técnica do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Campo Grande. 

A expectativa é de que a obra seja entregue em junho e inaugurada no dia 26 de agosto, aniversário de Campo Grande. “Está praticamente pronto, conversamos com a Prefeitura e há a perspectiva de fazermos uma inauguração para comemorar o aniversário da Capital, uma data muito importante para nós. Estamos estudando qual competição traremos. Estamos no aguardo também do desenrolar do controle da pandemia, para que possamos definir a programação”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte. 

A quadra poliesportiva, arquibancada, sistema elétrico e teto estão finalizados e o templo esportivo recebe os últimos ajustes para ser entregue à população. Além disso, já foram restaurados o sistema hidráulico, os vestiários, alojamentos, banheiros e pintura, além de adequações que vão garantir acessibilidade e segurança ao público. Está em curso a reurbanização externa do complexo, que abrange a revitalização do alambrado, calçadas, pista de caminhada e paisagismo.

Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Fotos: Chico Ribeiro