Famasul doa 10 mil máscaras para combate à proliferação do coronavírus

Campo Grande (MS) – A Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul) doou 10 mil máscaras de tecido que serão distribuídas pela Secretaria de Estado de Saúde para a população mais vulnerável de Mato Grosso do Sul. O presidente da entidade, Maurício Saito, fez a entrega nesta segunda-feira (6.7) na governadoria. 

“A partir do momento que o Estado determinou o uso obrigatório de máscaras, nós, que já estávamos confeccionando esse equipamento de proteção individual, aumentamos a confecção exatamente para poder contribuir com a sociedade sul-mato-grossense”, contou Saito.

Os equipamentos foram recebidos pelo governador Reinaldo Azambuja e pelos secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Geraldo Resende (Saúde) e pelo secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ricardo Senna.

De acordo com Geraldo Resende, as máscaras serão entregues para quem mais precisa. “Serão destinados às populações mais vulneráveis. Já tivemos doações de outras empresas. A população indígena foi contemplada. Temos aí setores da agricultura familiar, principalmente os assentados, precisam ter acesso a essas máscaras. Então, vamos trabalhar para que elas sejam destinada a prover condições para que as pessoas evitem ser contaminadas, usando máscaras aliada ao isolamento social e as regras de higiene, lavando as mãos e usando álcool em gel”, explicou.

Ele disse ainda esperar que o gesto da Famasul seja repetido por ainda mais entidades. “Temos uma grande gratidão a todas as entidades e empresas que colaboraram para que nós do Estado, junto com prefeitos e prefeitas e secretários e secretárias enfrentássemos a Covid-19 aqui em Mato Grosso do Sul. O sucesso que tivemos até agora foi essa construção da unidade e dessa rede de solidariedade que nos proporcionou termos instrumentos adequados para enfrentar a doença em Mato Grosso do Sul. A Famasul dá uma contribuição bastante exemplar. Espero que esse exemplo seja contagioso para que ainda mais empresas nos ajudem doando equipamentos, insumos, máscaras, para que Mato Grosso do Sul seja uma referência no enfrentamento da doença”, acrescentou.

Ricardo Senna explicou que parte das máscaras serão usadas no atendimento a pequenos produtores e por equipes de fiscalização e controle sanitário. “Mais uma vez, o setor produtivo demonstra solidariedade e se une ao Governo do Estado no combate à pandemia. Só temos que agradecer ao presidente Maurício Saito e sua diretoria por essa ação solidária. Parte dessas máscaras será utilizada pelas equipes da Semagro que estão no atendimento aos pequenos produtores, às equipes de fiscalização ambiental, ao pessoal que está nas barreiras de controle sanitário e demais colaboradores que mantém os serviços da pasta presencialmente”, finalizou.

Paulo Fernandes, Subcom

Fotos: Saul Schramm