Falha humana teria causado acidente de avião

O acidente de avião registrado ontem no departamento de Caazapá teria resultado de um erro do piloto, que morreu no evento, disse Édgar Melgarejo, chefe da Direção Nacional de Aviação Civil (Dinac). Ele anunciou que já foi aberto um resumo para investigar o que aconteceu.
Melgarejo informou que o avião possuía um certificado de aeronavegabilidade e seguro, mas apresentou modificações para serem usadas em tarefas de pulverização agrícola, atividade que deve ser autorizada.

Ele argumentou que um resumo foi aberto para determinar responsabilidades e que é quase iminente trazer consequências legais. “Se você faz uma atividade não convencional, deve ter uma autorização, tanto da empresa quanto do piloto”, afirmou.

Ele ressaltou que o Dinac aprendeu sobre o que aconteceu porque o farol foi ativado, pois nunca houve comunicação via rádio pelo piloto. Ele anunciou que os destroços da aeronave serão transferidos hoje para o Ministério Público, para serem estudados.

Sobre o que poderia ter acontecido, ele disse que, de acordo com as consultas que fez com especialistas, esse tipo de acidente é “quase manual” e acontece quando pilotos inexperientes exigem mais da aeronave e praticam violentamente uma manobra para retomar , o que acaba causando a queda da aeronave.

amambay570