Exibição gratuita do filme 'Planuras' será no dia 30

O filme “Planuras”, do cineasta Maurício Copetti, será exibido em em pré-estreia na abertura do 2º FestCine América do Sul, no próximo domingo (30), às 19h, na rede de cinemas UCI, no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, com entrada franca.

Filmado desde 2011, a pós-produção tem patrocínio da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e investimento doFundo de Investimentos Culturais (FIC-MS), e mostra o movimento das cheias dos últimos anos no Pantanal, com um discurso estético próprio, sem preocupação com a linearidade.

Proporciona descobertas e reflexões sobre os aspectos culturais, históricos e sociais a partir de depoimentos que mais parecem devaneios do imaginário dos depoentes do que entrevistas tradicionais. “Eu não tenho compromisso em definir aquela paisagem. O filme não pretende ser uma ficção, mas não é um documentário com linguagem tradicional”, define o cineasta.

Nascido na cidade gaúcha de Ijuí, Copetti veio para Mato Grosso do Sul em 1992 e se fixou por aqui a partir de 1998, depois de uma temporada de vivência e estudos na Europa. Ele já é conhecido no Brasil e fora dele por retratar o universo pantaneiro.