Exames e orientações marcam campanha de prevenção do câncer bucal em Jardim

Com saldo superior a 200 atendimentos, chega ao fim a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal, realizada entre os dias 23 e 29 de novembro em Jardim. O prefeito Erney Cunha Bazzano Barbosa esteve com os secretários Thiago Oliveira Borges (Meio Ambiente e Planejamento), José Amaury Lopes (Governo); Hélio Tadeu Ruiz (Desenvolvimento Econômico); o Controlador Municipal, Edir Santa Cruz e a vereadora Rose, durante a abertura da campanha, falando sobre a importância da ação para o município.

“Consideramos fundamental que esta campanha atinja a população e que todos estejam atentos aos sinais quase imperceptíveis que esta doença apresenta. Partimos do princípio que educar é a melhor solução para evitar doenças e até mesmo minimizar as mortes causadas pelo câncer”, disse o prefeito. 

Segundo a Dra. Sandra Berbert, coordenadora de saúde bucal da Prefeitura,”o evento significa o despertar de um cuidado maior das pessoas com a sua saúde bucal.”

Os atendimentos, compreendidos por exames e orientações aos pacientes, foram realizados no horário comercial, das sete às 11 e das 13 às 17 horas, no trailer cedido pelo Serviço Social da Indústria de Mato Grosso do Sul – SESI-MS, instalado na Praça do Encontro e nas unidades de saúde (ESF) do município.

A Dra. Sandra reafirma que a campanha é importante por servir de alerta ao público de que a prevenção do câncer de boca deve acontecer sempre, e com ações relativamente simples (ver orientações). “Além disso, os casos suspeitos indicados nos exames foram encaminhados para a biópsia e, se confirmados, serão tratados em estágio inicial, com grande chance de cura.”

Orientações para prevenir o câncer bucal:

Faça o auto exame da boca;
Corrija as próteses que causam machucados;
Mantenha a boa higiene bucal;
Observe feridas que não cicatrizam em 21 dias.

 
 
 
 
  Fonte: Deise Mesquita