Evento em Dourados reforça ações da semana de enfrentamento às drogas

Dourados (MS) – O andamento da IV Semana Estadual e II Semana Municipal sobre Drogas contou ontem (26.6) com a realização do 3º seminário sobre uso abusivo de drogas, em Dourados. O evento realizado no auditório da Unigran teve a participação de conselheiros locais e estudantes da instituição, além do público interessado no tema.

Em sua fala, a titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, pontuou o relevante papel da sociedade em multiplicar as informações sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas. “Nós aqui temos a grande responsabilidade de disseminar as informações obtidas e fazer com que essas cheguem até as pessoas de nosso convívio mais próximo. Fato é que muitas pessoas ainda precisam saber o quão grande papel destruidor tem o consumo de drogas seja ele para própria pessoa ou também para o seu círculo social”, alertou.

A Sedhast, por meio da Superintendência da Política de Direitos Humanos, também irá iniciar um mapeamento das comunidades terapêuticas no Estado, com o objetivo de obter dados e informações precisas sobre o funcionamento desses locais. Nos últimos três anos o Governo do Estado já investiu mais de R$ 600 mil reais em comunidades terapêuticas, por meio dos chamamentos públicos realizados pela Secretaria.

Durante a semana, iniciada no último dia 17, foram ministradas palestras em escolas, nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e associações de moradores, bem como entrevistas nas mídias sociais, imprensa, blitz no trânsito e, como carro-chefe da Semana, a realização do seminário de conscientização e sensibilização do uso abusivo de drogas com o foco nas relações intrafamiliares. Outras ações também seguem até amanhã.

O presidente do Conselho Municipal sobre Drogas (Comad) de Dourados, Rogério Fernandes, também enalteceu o papel do seminário e ressaltou que a união de sociedade civil em geral e entidades governamentais, é de fundamental importância para a sensibilização sobre o uso abusivo de drogas.

Conselheiros locais e pessoas atuantes no enfrentamento às drogas foram homenageadas durante o evento

Conforme informações do relatório 2018 do escritório das Nações Unidas sobre drogas e crime, o Brasil é, por exemplo, também o maior mercado de derivados de ópio (como a heroína) na América do Sul. Há cerca de 600 mil pessoas que consomem a droga no país.

Representantes do legislativo municipal de Dourados, do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, e do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), também participaram do seminário.

 

Texto e fotos: Leomar Alves Rosa – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast)