Espaço Jorapimo recebe Mostra coletiva Kuumba enaltecendo a cultura Afro

O Espaço Jorapimo, que fica no saguão do Memorial da Cultura e Cidadania, abre ao público no dia 29 de agosto, quinta-feira, às 19h30, a Mostra Kuumba, enaltecendo a cultura Afro.  São pinturas, gravuras, instalações, assemblagens e lambe-lambes, realizados por artistas do Coletivo Enegrecer: Auriellen Leonel, Danillo Carvalho, Erika Pedraza, Gabriela Dias, Giu Beto, Leonardo Mareco, Loren, Rafael Dantas, Roberto Passos, Ubiratan Junior e Yasmin Alexandra.

Kuumba, palavra de origem africana, denomina um dos princípios da Kwanzaa, uma celebração pan-africana que festeja os “primeiros frutos da colheita”, tendo como subsídio os festivais de colheitas realizados no final do ano pelos Povos Africanos do Kemet (Egito antigo), assim como os povos Ashanti, Yorubá, entre outros.

A Mostra reúne um grupo de artistas do Coletivo Enegrecer, que buscam enaltecer a cultura Afro, provocando questionamentos e reflexões de assuntos que vão desde o cotidiano no contexto atual, aos espaços que nossos corpos ocupam, de forma criativa, inovadora, crítica e afirmativa.

São obras ricas em cores, traços, ideias e experiências pessoais, fundamentalmente afirmando a necessidade da união, no fortalecimento que o artista deve ter com o outro da mesma etnia. O Coletivo Enegrecer nasce a fim de mostrar que em Campo Grande existem artistas negros e eles estão se aquilombando, produzindo, ocupando os espaços e resistindo.

Obra de Ubiratan Junior

A abertura da Mostra terá a participação especial da Cia de artes Rob Drown, que traz à cena o corpo, a voz, o movimento, a força da cultura brasileira. Danças, toques, cantos e tradições, verdades de grupos tradicionais vivenciadas e transformadas pelo Batuque de Tayós na busca de levar ao público uma experiência única explorando sua própria identidade através das danças brasileiras.

As exposições temporárias no Espaço Jorapimo são uma realização do Núcleo de Artes Visuais da Difusão Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de ampliar o diálogo com a produção atual das artes visuais e estimular a reflexão sobre a produção cultural brasileira, de maneira a contribuir na promoção, difusão e expansão da diversidade da linguagem artística e cultural. Possibilita, também, a compreensão das múltiplas linguagens e expressões, não se limitando somente às de caráter local.

O Projeto é destinado aos artistas que ao longo do tempo legitimaram suas práticas nas categorias de pintura, desenho, grafitti, gravura, escultura, objeto, colagem, instalação, arte digital, vídeo-arte, web-arte, body-art e performance.

A mostra é aberta à visitação até dia 31 de outubro de 2019, de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30. As visitas monitoradas, rodas de conversa ou ações socioeducativas no Espaço Jorapimo, devem ser agendadas com antecedência de no mínimo uma semana, diretamente no Núcleo de Artes visuais da Difusão Cultural da FCMS, ou pelo whatsapp (67) 99200-3730.

Serviço: Mostra Kuumba, do Coletivo Enegrecer.

Local: Espaço Jorapimo: saguão do Memorial da Cultura e Cidadania.

Endereço: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro, Campo Grande – MS

Horário de visitação: segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, até 31 de outubro.

Entrada franca

Informações pelo telefone: (67) 3316-9174

Foto em destaque: obra de Roberto Passos