Enxame de Abelhas deixa Múltiplas Vítimas no Bairro Canaã

Às 09h00min do dia 03 de Novembro do corrente ano, a Guarnição de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Bela Vista, 25ºSGBM/IND, foi acionada por populares para que realizasse um provável extermínio de abelhas que estariam atacando pacientes, funcionários e outros que por ali passavam, localizado no posto de saúde ESF Rubens Abolte de Castro Pinto, e ao lado, na Creche Valter Escobar Nunes, no bairro Canaã.

Durante o deslocamento da viatura Auto Bomba Rápido (ABR-40), o Rádio Operador recebeu fotos e vídeos que mostravam a real situação da ocorrência, que era de um enxame de abelhas descontroladas. Visto a gravidade, mostrou o mesmo para o Adjunto a Oficial de dia e também ao Oficial de Sobreaviso. Que imediatamente ordenaram ao deslocamento das viaturas de Resgate (UR-58) e o Auto Bomba Tanque (ABT-21) para o devido apoio.

Ao chegar no local, a guarnição se deparou com um homem, caído ao solo em estado gravíssimo, desacordado, com choque anafilático devido as diversas picadas, e outras pessoas que estavam acuadas e presas em suas residências devido ao enxame de abelhas que ocorria no local. E então rapidamente, foi realizado os primeiros socorros da vítima, sua imobilização na Maca Cesto Mamute para o transporte imediato, e a orientação dos populares para permanecerem longe dos insetos e o acionamento das outras viaturas para o apoio, evacuação e interdição do local até a sua normalização.

Então o caminhão ABR-40, deslocou com a vítima em direção ao Hospital São Vicente de Paula, até certo ponto de encontro, para que fosse realizado a realocação do paciente para viatura de Resgate (UR-58). Posteriormente, a ambulância quando já em deslocamento ao pronto médico, tomou ciência por parte da viatura (ABT-21), esta que já se encontrava no local do enxame, fazendo a evacuação e isolamento da área do incidente, de que ainda existiam mais vítimas com os mesmos sintomas da primeira.

Desta forma, o ABR-40 retornou para auxiliar o ABT-21 em seu trabalho, bem como a ambulância de resgate UR-58, para que prestasse o atendimento pré-hospitalar com as demais vítimas. Ao chegar no local, foram atendidas mais duas vítimas também com diversas picadas, porém conscientes e orientadas, e então, encaminhadas ao hospital para atendimento médico especializado.

Após a vistoria, evacuação, orientação e isolamento da área, a prefeitura municipal foi acionada para que prestasse o apoio na erradicação do inseto. Sendo assim, o Senhor Ivo Sorrilha, Coordenador do Centro de Vetores (CCV) de Bela Vista, deslocou juntamente com seu funcionário para a aplicação da pulverização aérea de inseticida, com a finalidade da contenção e extinção do enxame de abelhas do local.

A guarnição, então prestou o apoio ao Coordenador, para que efetivasse o extermínio. E depois já observado que o local estava em totais condições de ir e vir, foi realizada a liberação dos populares que se mantiveram acuados, além da retomada dos atendimentos no posto de saúde, bem como dos familiares para buscarem seus filhos na Creche.

Finalizado então o atendimento, e já sem perigo do enxame de abelhas, a guarnição orientou a todos da importância de discar 193 quando em caso de urgência e emergência, e retornaram a base.

Fonte: Jatobá Noticia – Redação