Energia sobe 8,54% em MS com a adoção da bandeira tarifária

Em janeiro, os 927 mil consumidores atendidos pela Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul) vão pagar 8,54% a mais pela energia elétrica, em razão da adoção da  bandeira tarifária de cor vermelha pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  Esse reajuste é ocasionado pelo incremento no custo de geração por causa do uso de energia de termelétricas pelas distribuidoras.

De acordo com a Aneel, que criou o sistema de bandeiras tarifárias com objetivo de diluir o aumento da energia elétrica – aplicado uma vez por ano –, as cores verde, amarela e vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade, para os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN).

“Assim, o consumidor poderá identificar qual bandeira do mês e reagir a essa sinalização com o uso inteligente da energia elétrica, sem desperdício”, divulgou a Aneel, mas que prática onera ainda mais o usuário caso não consiga economizar no mês em que a bandeira tarifária for amarela ou vermelha.