Empresa do ramo de subproduto animal tem licença para expandir atividades

A Empresa Agroindustrial São Francisco LTDA, que atua há duas décadas em Mato Grosso do Sul, está em processo importante de expansão de atividades com a abertura de uma nova planta, no município de Jaraguari, e aumento da produção na unidade principal localizada em Dourados. A São Francisco processa subprodutos de origem animal para produção de ração e pertence ao Grupo Fasa, que controla outras 13 empresas.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, recebeu na manhã desta terça-feira (19) o diretor da empresa, Mauro Pedro Wagner, além do gerente de Controladoria, Ederson Subtil, e do gerente Administrativo, Pedro Wagner, para entrega da Licença de Operação que permite à unidade de Dourados manter as atividades por mais quatro anos e ainda ampliar a capacidade de produção. Estavam presentes na reunião, ainda, os consultores ambientais da Construtora JLC, Marcelo Cláudio Gomes Filho e Mariana Queiroz Lopes Cáceres, além do superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Semagro, Bruno Gouveia, e o assessor Legislativo Marcus Vinicius Perez.

“A empresa vem cumprindo os requisitos exigidos pelo Programa de Incentivos Fiscais, como número de empregos, e no ano passado deu início à instalação de uma nova unidade em Jaraguari, que está aguardando a Licença de Operação para iniciar as atividades. Trata-se de uma empresa tradicional que atua em Dourados há um bom tempo e, hoje, entregamos a Licença de Operação válida por mais 4 anos, com previsão de aumento da capacidade instalada”, resumiu Verruck.

Em Dourados, a São Francisco já investiu cerca de R$ 60 milhões e emprega 170 trabalhadores. Durante a reunião, o secretário informou o diretor da empresa que, nos próximos dias, será entregue também o título definitivo regularizando a doação do terreno ocupado pela unidade do Núcleo Industrial de Dourados, que pertence ao governo do Estado. “Despois de muitos anos, na semana que vem a área será escriturada e repassada em definitivo para a empresa”, afirmou.

Os novos investimentos do Grupo FASA S.A. em Mato Grosso do Sul estão em sintonia com o ritmo da economia local, pontuou Verruck. “É um movimento importante, sabemos que houve mudanças grandes nesse ramo de graxaria, e isso mostra a eficácia da política, tanto de regularização ambiental, para que a gente cumpra os prazos dentro daquilo que nós preconizamos, que é estabelecer prazos para termos regularidade ambiental em nossos empreendimentos, também da política do Pró Desenvolve, que é levar incentivos fiscais e investimentos aos municípios do interior, como foi o caso de Jaraguari, e também a empresa assumir os compromissos socioeconômicos com o governo do Estado de Mato Grosso do Sul”.

João Prestes, Semagro
Fotos: Divulgação