Em uma semana, Governo garante moradia para 418 famílias sul-mato-grossenses

Mesmo em meio à crise mundial provocada pela pandemia que exigiu esforços redobrados de gestores, as ações e entregas que garantem qualidade de vida para a população não pararam em Mato Grosso do Sul. Em uma semana, 418 famílias de Campo Grande e de Ribas do Rio Pardo tiveram garantidos os seus direitos a moradia digna.

Por meio de sorteio online com transmissão ao vivo pelas redes sociais, o Governo do Estado definiu na última terça-feira (6) a relação de famílias que serão contempladas com 150 unidades habitacionais no Residencial Jardim Canguru. O processo foi acompanhado por representantes de entidades e órgãos de controle externo. 

O sonho de receber as chaves da nova casa virou uma realidade para 192 famílias que vão habitar o Residencial Jornalista Armando Tibana no bairro Paulo Coelho Machado em Campo Grande que foi entregue na última quarta-feira (7). A entrega do empreendimento ocorreu justamente no dia 7 de abril, que celebra o dia do jornalista em todo Brasil.  

Famílias celebram entrega no Residencial Jornalista Armando Tibana

Essa mesma emoção foi compartilhada por moradores de Ribas do Rio Pardo, onde foram entregues 76 unidades habitacionais do Programa FGTS Subsidiado. Foram 40 casas no residencial Santa Emília I, e 36 casas no Santa Emília II no município. A estrutura dos imóveis conta com dois quartos, uma sala, cozinha, banheiro e área de serviço, numa área total de 45,60 m².

Para as famílias as entregas representam mudança de vida com o fim do aluguel. “Meu agradecimento numero um é para Deus. Na sequência agradeço a todos que desde o inicio se dedicaram para que esse momento fosse possível. Isso é resultado de muito trabalho, dedicação e compromisso. Hoje realizamos um sonho que é receber a chave da nossa casa própria. Para nós é uma grande vitória”, afirmou Dianacris Aparecida Capecci, que representou os beneficiários na entrega de Ribas do Rio Pardo.  

O governador Reinaldo Azambuja reforça a importância de uma gestão municipalista que possibilita a construção de parcerias efetivas com a União e Municípios em prol da população no setor habitacional. “São parcerias que possibilitam a realização do sonho da casa própria para todos aqueles que não tem a casa e que pagam aluguel. Já entregamos no Estado cerca de 23 mil moradias, quase 4 mil delas na capital. E temos muitas outras em execução e construção”, destaca. 

A previsão do secretário de infraestrutura, Eduardo Riedel é de que até o final do ano mais de 1,4 mil famílias sejam contempladas. “Quando falamos de programas habitacionais, temos que ter em mente dois pilares em nossa linha de trabalho: o fortalecimento de parcerias e a transparência nos sorteios e entregas e é, justamente neste formato, que temos trabalhado constantemente. Esta semana de intensas entregas revela justamente a preocupação do Governo do Estado em dar dignidade à população e a realização do sonho da casa própria”.

Além do planejamento para que as entregas sejam possíveis, a diretora-presidente da Agência Estadual de Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopez, destaca a importância do trabalho unificado. “O objetivo é dar cidadania, qualidade de vida para essas pessoas. São moradias com toda estrutura, com área de convívio para as famílias, que tiveram inclusive capacitação sobre as regras e direitos de morar no condomínio, entre outras informações. Sem as parcerias dos governos Federal, Estadual e Municipal, nada disso seria possível”. 

Mireli Obando, Subcom

Fotos: Chico Ribeiro/Agehab