Em Ponta Porã: Prefeitura celebra Semana do Meio Ambiente

Palestras e distribuição de mudas têm como objetivo fortalecer consciência ambiental

A Semana do Meio Ambiente em Ponta Porã terá diversas atividades, com palestras e distribuição de mudas de plantas na área central e nas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme). Nesta segunda-feira, 03, palestra no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez aborda diversos aspectos relacionados ao meio ambiente abrindo a programação.

O objetivo do evento é informar e sensibilizar a população de maneira a transformá-los em multiplicadores de informações e conhecimentos relacionados aos temas de conservação, sustentabilidade, resíduos sólidos, coleta seletiva e saneamento básico para garantia de um meio ambiente equilibrado para atual e futuras gerações.

“É uma semana muito importante para o Meio Ambiente em Ponta Porã, principalmente por envolver jovens estudantes, crianças, que são uma nova geração e que com esse trabalho de conscientização vão poder enfrentar os problemas com muito mais conhecimento e consciência de preservação no futuro. O envolvimento dos estudantes na questão ambiental é muito importante. A educação é um instrumento muito grande para conscientizar os jovens da importância de cuidar da natureza”, afirmou Hélio Peluffo.

O prefeito também destacou o início da coleta seletiva em Ponta Porã. “A prefeitura lançou a coleta seletiva. A população quer respeito e que os compromissos sejam honrados e nós estamos fazendo isso. A coleta seletiva é um desses compromissos honrados, onde através dela é possível gerar riquezas, empregos, melhorar a qualidade de vida das pessoas e preservar o Meio Ambiente”, ponderou.

“O que nós pedimos é que a população nos ajude, a secretaria de Meio Ambiente fez um estudo, onde mostra que a coleta será gradativa e estamos ampliando esse trabalho para que possamos chegar a 100% de Ponta Porã e assim diminuir o lixo destinado ao aterro sanitário. Tudo isso implica em uma redução de custos e uma qualidade de vida melhor”, afirmou o prefeito.

Durante a semana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente realiza inúmeras atividades em Ponta Porã, para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado neste dia 05 de maio. Também distribuição de mudas de variadas espécies de árvores e panfletagem no centro da cidade.

A programação prevê para esta terça-feira, dia 04, entrega de mudas na avenida Brasil, a partir das 08hs. Já na quarta-feira, 05, palestra com o tema “Reduzir, reutilizar e reciclar – estratégias para conservar o Planeta” e ainda premiação dos projetos das escolas e premiação dos desenhos dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Dário Honório afirmou que a semana contempla movimentos fundamentais para a conscientização ambiental. “São várias atividades que buscam a conscientização de preservação do Meio Ambiente. Tudo isso com a participação de jovens estudantes, que vão crescer lutando cada vez mais pela preservação ambiental”, pondera o secretário.

AD