Em “Cidade Empreendedora”, Jardim dá o primeiro passo com “Sebrae na sua Empresa”

Na segunda-feira (08), o Sebrae/MS firmou parceria com os primeiros municípios do Estado que aderiram ao programa Cidade Empreendedora, iniciativa que engloba uma série de ações voltadas para impulsionar os pequenos negócios nas regiões, promover o círculo virtuoso da economia e o desenvolvimento local.

Com a adesão ao programa, os municípios de Maracaju, Sonora, Terenos, Rio Verde de Mato Grosso, Nova Andradina, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul, Camapuã, Jaraguari, Inocência e Jardim vão receber acompanhamento dos consultores do Sebrae/MS durante 15 meses para o desenvolvimento de ações voltadas ao fomento de geração de emprego, renda e oportunidades de negócios. As iniciativas vão ser promovidas a partir de um eixo econômico competitivo, escolhido pelo próprio município.

Em Jardim, o primeiro passo da iniciativa iniciou no dia 10 e é a ação “Sebrae na sua empresa”, quando agentes do Sebrae/MS visitam os pequenos negócios da cidade para identificar quais são as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções. O processo faz parte da gestão “Jardim para Todos”, de investimento no comércio da cidade.
 
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o programa Cidade Empreendedora vem como uma ferramenta relevante para impulsionar o crescimento econômico das regiões e de Mato Grosso do Sul.
 
“O Sebrae traz o Cidade Empreendedora visando melhorar o ambiente de negócios em Mato Grosso do Sul. Nós já temos aí um avanço significativo, mas a ideia é levar essa mudança para o âmbito municipal, onde efetivamente acontecem os negócios. Ao oferecer um processo de consultoria qualificada, queremos melhorar o ambiente de negócio, incentivar as compras locais e desburocratizar as ações em cada um desses municípios, sempre focando na capacidade de investimento dos pequenos empreendedores e na capacidade de geração de emprego, pois este conjunto de ações vai permitir o desenvolvimento do município como um todo”, ressaltou Jaime.
 
Além dos nove municípios que assinarão contratos com o Sebrae/MS durante a solenidade, participam do programa nesta edição, outros 11. A chamada pública foi encerrada no dia 22 de fevereiro deste ano e houve um recorde de cidades interessadas, 38 municípios se candidataram para as 20 vagas disponíveis.

Cidade Empreendedora

O programa incentiva o desenvolvimento dos municípios a partir da implementação de etapas de trabalho como a criação de um plano de desenvolvimento econômico para a cidade; a desburocratização de processos para a abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção da cultura empreendedora e inovação; criação da sala do empreendedor e o estímulo ao desenvolvimento empresarial junto com a formação de lideranças que priorizem uma gestão pública empreendedora.
 
Nos ciclos anteriores, 11 municípios de Mato Grosso do Sul já participaram do Cidade Empreendedora: Alcinópolis, Anaurilândia, Bataguassu, Brasilândia, Bodoquena, Chapadão do Sul, Figueirão, Maracaju, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Sidrolândia. “Já aplicamos em 11 municípios e tivemos prefeitos ‘vendendo’ o nosso produto. Hoje são 15 Sebraes no Brasil aplicando essa metodologia”, ressaltou o superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

jornalestadodopantanal