Eles matam o prefeito no estado mexicano de Oaxaca

OAXACA. Um prefeito do estado mexicano de Oaxaca, no sul do México, foi morto na segunda-feira junto com outra autoridade municipal durante uma reunião de Natal, disseram autoridades locais.

Arturo García Velázquez, prefeito da cidade de Jalapa de Díaz, foi morto a tiros junto com Javier Terrero, administrador municipal (representante legal da cidade), disse o governador de Oaxaca, Alejandro Murat. “As autoridades já estão se mudando para Jalapa de Díaz para iniciar as investigações”, acrescentou o governador.

Os primeiros relatórios policiais indicam que homens armados atiraram de perto contra o prefeito e o administrador, que estavam juntos na reunião de Natal. Apenas em outubro, o prefeito havia sido preso junto com nove elementos da polícia local, acusado de privação ilegal de liberdade e porte de armas de fogo para uso exclusivo do Exército. Somente o prefeito iniciou o processo legal, que após uma semana foi absolvido por um juiz federal.

Dezenas de prefeitos, ex-prefeitos e candidatos a cargos foram mortos durante o último processo eleitoral que terminou com as eleições de 1º de julho de 2018. A maioria dos crimes ocorreu nos locais mais afetados pelo crime organizado, como o sul e o sul do país. Leste do país. Apenas no início de novembro de 2019, Francisco Tenorio, prefeito do município de Valle de Chalco, uma cidade perto da Cidade do México, foi morto a tiros.

 

 

amambay570