DOURADOS : Professores da rede pública param novamente na sexta-feira

Os professores das redes municipal e estadual de ensino de Dourados paralisam as atividades mais uma vez nesta sexta-feira (31). A ação é continuidade dos movimentos contra a Proposta de Emenda à Constituição- PEC 287- que prevê a Reforma da Previdência.

Os profissionais realizaram uma greve de cinco dias neste mês. Conforme Gleice Jane Barbosa, presidente do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados) a paralisação por dias seguidos pode voltar a acontecer, o que irá depender dos desdobramentos quanto a PEC e decisão da categoria.

“O movimento de greve não chegou ao fim, foi suspenso e pode ser retomado a qualquer momento diante de avanços desta proposta que prejudica totalmente os direitos do trabalhador. As definições serão feitas junto a classe”, disse.

Na data, os professores juntamente a outros trabalhadores realizarão mobilizações sobre os prejuízos que podem ocorrer caso haja a aprovação da PEC. Dentre estas atividades, está a panfletagem e caminhada no jardim Água Boa, com saída em frente a igreja São João Batista, às 08h.

Os técnicos administrativos da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) também cruzam os braços na sexta-feira (31). A convocação divulgada em nota pelo Sintef (Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais) é para que toda categoria participe.

Os professores da UFGD não param as aulas, conforme informações do presidente do Sindicato dos Professores, Eder Gomes, no entanto participam dos atos de mobilização.

A presidente do Simted explicou que outras ações para mobilizar a população contra a PEC acontecem ainda este mês como palestras e audiência pública.

No dia 28 de abril, há a convocação de um processo de mobilização nacional de greve geral contra a Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista e Terceirização.

Dentro deste mesmo intuito, em Dourados um movimento realizado no dia 15 de março, reuniu mais de 2 mil pessoas, conforme divulgado pelo Dourados News.

 

Gizele Almeida