Dourados faz 81 anos com constante crescimento econômico e populacional

Gizele Almeida

Neste dia 20 de dezembro, Dourados celebra seus 81 anos de emancipação e conta com um notável desenvolvimento econômico e populacional. Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada da cidade atualmente chega a 215.486 pessoas e o PIB (Produto Interno Bruto) alcança R$ 26.908,71 conforme o último levantamento do órgão (2012).

A maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul tem a área territorial de 4086.237 km², densidade demográfica de 47.97 hab/km², sendo composta pelos distritos de Guaçu, Indápolis, Formosa, Itaum, Panambi, Picadinha, Macaúba, Vila São Pedro e Vila Vargas.

Anteriormente a emancipação, o local era a Colônia Militar de Dourados fundada em 1.861, sendo que na época era habitada pelas tribos Terena e Kaiowá. No final do século XIX, a região passou a receber populares do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo que buscavam terras férteis.

Dourados atraiu também muitos imigrantes japoneses e paraguaios, sendo que o primeiro grupo investia no cultivo de café nas terras locais.

A miscigenação é notória na cidade que abrange tradições culturais de vários pontos do país em especial do sul e do nordeste e também dos países dos já citados imigrantes.

O decreto de Dourados como município acontece em 1935 pelo então governador do Estado Mário Corrêa da Costa.

Já em 1943, a criação da Colônia Agrícola de Dourados acontece com foco na habitação do local e gera impacto positivo para o desenvolvimento da área.

Atualmente a potência econômica da cidade está baseada na produção rural, na pecuária, no setor industrial e na prestação de serviços. As usinas de cana-de-açúcar também são fortes na região.

A cidade tem recebido novos empreendimentos de grande porte, como é o caso do hipermercado Assaí inaugurado recentemente e pedra fundamental da Coamo com duas indústrias em Dourados. Há ainda a previsão de novos empreendimentos em breve para o município.

São 69.756 trabalhadores em atividade na cidade, conforme senso do Instituto que aponta ainda uma média de salarial de R$ 2,7 mil entre estes.

Ao todo, a cidade conta com 45.593 entre adultos e crianças matriculados no ensino fundamental, médio e pré-escolar, conforme dados do Ideb. Ao todo são 45 escolas municipais.

A frota de veículos é composta atualmente por 62.095 veículos, com crescente avanço, sendo que em 2010 o total era de 59.634 veículos.

Dourados é reconhecida como cidade universitária e conta com quatro universidades, sendo duas públicas – UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)- e duas privadas – Unigran e Anhanguera-, as quais atraem estudantes de todo o interior do Estado e de várias regiões do país.