Dólar cai mais de 1% ante o real após mudança em IOF

O dólar abriu com forte queda ante o real nesta quarta-feira, após o governo brasileiro reduzir a zero a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para investidores estrangeiros em renda fixa sob a perspectiva de menor liquidez internacional.


Perto das 9h10, a moeda norte-americana caía 1,52%, para R$ 2,0965 na venda. Veja cotação

Na terça-feira, o dólar encostou em R$ 2,15 no decorrer da sessão, mas anulou a alta a poucos minutos de encerrar a sessão e fechou cotado a 2,1289 reais já devido a rumores sobre o IOF.

A medida do governo acontece em meio à valorização generalizada do dólar nos mercados mundiais e num momento de preocupação com a elevação dos preços no Brasil.

“A decisão sinaliza uma mudança na estratégia cambial do governo e deve causar uma reação positiva no curto prazo”, escreveu a estrategista de câmbio da América Latina do RBS, Flavia Cattan-Naslausky, em relatório.

A valorização do dólar tem sido generalizada devido a sinais de recuperação da economia norte-americana, que alimentam expectativas de que o Federal Reserve, o banco central do país, comece a reduzir seu programa de estímulo já em suas próximas reuniões. Somente em maio, o dólar avançou 7,04 por cento ante o real.