Dia contra a violência de gênero: por que é comemorado em 25 de novembro?

Em 1981, foi realizado em Bogotá o Primeiro Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, onde foi decidido designar o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, em memória de Patria, Minerva e María Teresa Mirabal, três Irmãs dominicanas, militantes ativos contra o regime de Trujillo, que foram mortos.
A origem do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres está relacionada ao assassinato das irmãs Mirabal, conhecidas como “las Mariposas”, três ativistas dominicanas contra o regime de Rafael Trujillo. As três mulheres voltaram para casa depois de visitar os maridos de duas delas na prisão de Puerto Plata quando foram interceptadas por agentes do Serviço de Inteligência Militar do regime. Eles foram espancados até a morte. Em seguida, eles colocaram os corpos no carro em que estavam viajando e jogaram-o em um barranco para parecer um acidente. Seu assassinato em 25 de novembro de 1960 fez de Patria, Minerva e María Teresa um símbolo da luta contra a violência de gênero.

Vinte anos depois, em 1981, foi realizado em Bogotá o Primeiro Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, onde foi decidido atribuir o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, em memória das três irmãs.

Em 1993, a Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que definiu como “qualquer ato de violência de gênero que resulte em possíveis ou reais danos físicos, sexuais ou psicológicos. , incluindo ameaças, coerção ou proibição arbitrária da liberdade, seja na vida pública ou na vida privada. ”

Em 1999, a ONU apoiou que, em 25 de novembro, fosse em todo o mundo um dia de justificação por meio de uma resolução convidando governos, organizações internacionais e não-governamentais a convocar atividades destinadas a aumentar a conscientização sobre o problema e exigir políticas em todos os países para sua erradicação.

Em geral, a violência se manifesta física, sexual e psicologicamente e inclui:

violência por um parceiro (violência física, abuso psicológico, estupro conjugal, feminicídio)
violência e assédio sexual (estupro, atos sexuais forçados, avanços sexuais indesejados, abuso sexual infantil, casamento forçado, perseguição, assédio nas ruas, cyber bullying)
tráfico de seres humanos (escravidão, exploração sexual)
mutilação genital
casamento infantil
O objetivo do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher não é apenas chamar a atenção para a desigualdade, a discriminação, os feminicídios e as diversas formas de violência sexista, mas também exigir políticas públicas para prevenir e acabar com ela.

amambay570