Depois de 6 anos, músicos da Capital se unem por baterista do rapper Jay Z

Depois de cinco anos do primeiro som coletivo feito a céu aberto em Campo Grande, em 2014 o movimento MS Drum ganhou nome, força e decidiu retomar as atividades. Neste ano, a oportunidade de aprender novas técnicas e tomar dicas, cara-a-cara com o alemão Tony Royster Jr, fez cerca de 100 bateristas de Campo Grande, se unirem e custearem a vinda do fenômeno dos tambores à Capital. O workshop está programado para novembro e coincidiu com a passagem do músico pelo Brasil, que também se apresentará em outras 12 cidades do País.

Os bateristas reiniciaram os encontros, que haviam sido paralisados desde 2009, no dia 15 de setembro de 2014 e desde então o ‘MS Drum’, passou a realizar o ‘MS Drum Day’, nos altos da Afonso Pena. Nos encontros, cada músico monta seu instrumento e toca no mesmo ritmo, temas sugeridos pelos próprios músicos, com a oportunidade de realizar solos em determinados momentos.

O ‘MS Drum’ não tem idealizador, mas é baseado em movimentos já existentes no país. O baterista Maykon Scudeller, disse ao Portal Correio do Estado, que o grupo ganhou força no ano passado, graças a facilidade de comunicação entre os músicos. “Quem estava presente, no primeiro encontro realizado na Praça do Peixe em 2009, com certeza foi avisado por ligação telefônica. Não existia a facilidade de um grupo no WhatsApp, como agora. Hoje organizamos tudo via internet, no grupo ‘Bateras CG'”, diz Maykon.

OPORTUNIDADE

Maykon que também é microempresário no ramo de acessórios para bateria, conta que a ideia de trazer Tony à Campo Grande foi mirabolante, afinal, os custos da ação, ficariam fora de seu orçamento. Tudo aconteceu quando o músico  recebeu a ligação do organizador de eventos, Dilmor Ramos, que em agosto trouxe o baterista Aaron Spears ao Brasil.

“Ele me ligou pedindo alguns brindes da loja, me contando que estava trazendo o Tony Royster ao Brasil. Depois ele me perguntou se eu não queria trazê-lo para Campo Grande. Eu e o Jomar Fontes colocamos no papel e vimos que ficava fora de cogitação, mas também vimos, que se o custo fosse rateado com mais músicos seria possível”, conta Maykon.

O baterista então optou pelo ”financiamento coletivo”, termo muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, pequenos negócios, filantropia e até ajuda a regiões atingidas por desastres, e convocou todos os bateristas do MS Drum. “A galera aceitou muito bem a proposta e está sendo bacana. Todos estão cumprindo o que foi proposto”, diz Maykon.

Tony Royster Jr ficou conhecido por ganhar o Guitar Center National Drum-Off em Hollywood e em seguida o Festival Modern Drummer, aos 11 anos. Além do talento de berço, Tony domina a ‘Técnica Moeller’, onde as mãos do baterista trabalham como se fossem um chicote, assim gerando muita força na batida. 

Tony também tem acordos de patrocínio com a DW Drums, Sabian Cymbals, Vic Firth paus, peles Evans, LP percussão, Drumframe, microfones Shure, e a Warner Bros Publications. Algumas de suas influências são Dennis Chambers, Jim Chapin e Billy Cobham.

BANDA JAY-Z

Dois de seus solos de bateria no You Tube já ultrapassam a marca de 3 milhões de visualizações. Atuamente, Tony viaja em turnê com o rapper Jay-Z como baterista da banda. Filho de Tony Royster Sr. e Royster Gayle, tem um irmão chamado Calvin Royster.

Empolgado com sua apresentação na Capital, sul-mato-grossossense, Tony já gravou até vídeo falando sobre a ansiedade da visita ao Brasil.


Os ingressos já estão sendo vendidos no valor antecipado por R$ 150. O workshop acontecerá no dia 24 de novembro, no Espaço Tempo de Deus, na Rua Ruy Barbosa, 4055, esquina com a Rua São Paulo, em Campo Grande. O evento é patrocinado pela D’Groove Acessórios, RB Audio Tecnilogia em Eventos, LDC Transportes e QG Drums. Outras informações pelos telefones (067) 9268-8478 – Jomar Fontes ou (067) 9232-3084 – Maykon Scudeller.


Fonte: Correio do Estado