Cursos profissionalizantes do programa Rede Solidária transformam vidas em bairros da Capital

Aprender uma nova profissão e aumentar a renda familiar. Foi o que aconteceu com Abias Campozano da Silva Leal, de 39 anos. Aluno do Senai por meio do programa Rede Solidária, ele fez o curso de instalação de sistema de energia fotovoltaica, com 60 horas.

“Eu estava trabalhando com sistema de irrigação e aí me falaram que faltava mão de obra na área de energia solar. A diferença é que agora eu tenho autonomia para fazer o meu salário, negociar o preço e eu ganho melhor. Foi um upgrade na minha carreira”, explicou.

Abias Campozano da Silva Leal instala placas solares após curso de 60 horas oferecido no programa Rede Solidária

Ele é um dos 3.542 homens e mulheres que tiveram a oportunidade de participar dos cursos profissionalizantes oferecidos nas unidades do Rede Solidária. Além de Instalação de Sistema de Energia Fotovoltaica, são oferecidas dezenas de outras formações profissionais como: assistente administrativo, modelista de roupas, operador de computador, eletricista, padeiro, fabricação de salgados e canapés e de pães de massas doces, conserto e customização de roupas, modelagem de moda fitness e confecção de calças e bermudas.

Tem ainda cursos de fabricação de bolos confeitados, mecânica de motores, eletricista, instalador hidráulico, pedreiro de revestimento, pintor de obras imobiliárias, mecânico de manutenção de motocicletas, confecção de enxoval para bebê, introdução à modelagem de lingerie, agente de inspeção de saúde e segurança do trabalho, corte e costura e, até mesmo, confecção de roupas para pets, entre outros.

O programa também oferece oficinas para crianças e adolescentes de coral, informática, caratê, danças urbanas, violão, teatro, artesanato, vôlei, zumba, percussão, capoeira, ballet, musicalização, futebol, bateria e flauta. Tem ainda  brinquedoteca e os programas Proerd, de prevenção ao uso de drogas, e Bombeiros do Amanhã, para contribuir para disciplina, sensibilidade e talento dos adolescentes. Isso tudo sem contar as aulas de artesanato, taekwondo e o coral.

O programa do Governo do Estado traz novas perspectivas às famílias que residem em regiões carentes de Campo Grande. Executado em parceria com empresas privadas, organizações da entidade civil e voluntários, ele atende crianças acima de seis anos, adolescentes, jovens e adultos que estejam em risco social. A intenção é capacitar as famílias para que tenham autonomia econômica e não dependam de programas sociais. 

Nas duas unidades do Rede Solidária (no bairro Dom Antônio Barbosa e no Jardim Noroeste, ambas em Campo Grande) mais de 445 mil atendimentos foram feitos desde 2016.

Subcom