Construção da ponte da Rota Bioceânica tem 8% de avanço

Ponte sobre o rio Paraguai ligará as cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta (Paraguai) e é fundamental para a concretização da Rota Bioceânica.

Conforme o órgão do governo paraguaio, os trabalhos estão sendo desenvolvidos em duas frentes: estacas dos viadutos de acesso e estacas que comporão a estaca principal que suportará as linhas de sustentação.

A concretagem está sendo feita em turno duplo (diurno e noturno) para garantir o cumprimento do cronograma estabelecido, atualmente utilizando quatro estacas.

Uma equipe socioambiental está acompanhando tudo isso com o controle e monitoramento da fauna e flora dentro da área de influência do projeto. Nesse sentido, já foi realizada a segunda campanha de levantamento de dados para se ter registros da situação antes, durante e após a obra.

Obra da construção da ponte da Rota Bioceânica tem 8% de avanço (Foto: MOPC Paraguay)

Financiada pela Itaipu Binacional, a ponte terá aproximadamente 1,3 quilômetro de extensão, em três trechos: dois constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio Paraguai e um corresponderá à parte estaiada, de 625 metros, na zona central.

O desenvolvimento do empreendimento está a cargo do Ministério das Obras Públicas e Comunicações e a empresa responsável pela execução é o Consórcio Binacional PY – BRA.

Obra da construção da ponte da Rota Bioceânica tem 8% de avanço (Foto: MOPC Paraguay)