Conflito de terras entre índios e fazendeiros é tensa em Antonio João – MS

Reportagem Odair de Oliveira

A situação de conflito entre índios e fazendeiros no município de Antonio João MS, só tem uma saída para a solução definitiva, para esse caso que há anos se arrasta na região, que aconteça urgentemente uma reunião intermediada pelo governo federal, entre representantes do município e do estado, com uma comissão dos indígenas e órgãos que os representa, como também por parte dos fazendeiros, para chegarem a um denominador, mas para que isso aconteça uma das partes tem que ceder, “até por que teoricamente os dois lados estão com a razão”.    

Talvez uma das alternativas seja que o governo federal indenize um dos lados, para os índios adquirir outras terras, ou indenizar os fazendeiros proprietários das áreas em conflito, desde que pague um preço justo pelas terras e suas benfeitorias, não sei qual das sugestões é a mais viável para esta delicada situação, ou talvez tenha outra ainda melhor.

Os órgãos Policiais que estão ou estiveram frente ao caso, dentro das suas técnicas conduziram muito bem a tensa situação na região, agora com a possível chegada do exercito no local pode amenizar o clima, mas não vai resolver os problemas que ali há anos vem se arrastando. Esse foi o impasse mais acirrado dos últimos tempos, e cada vez mais o caso exige uma solução, até mesmo para evitar uma tragédia ainda maior do que está que ali já aconteceu. 

Nesta semana certamente devemos ter um sinal positivo, até por que a situação é tensa e do jeito que esta não pode ficar, o caso é serio e requer uma resposta rápida, mas só não podem querer tapa o sol com peneira, afinal são vidas humanas e que merecem uma atenção especial e urgente por parte dos políticos.

Em 2005 no governo Lula, foi homologada parte dessas terras como indígenas, mas que até agora não foram demarcadas o que gerou ainda mais cobranças por parte dos índios, por que o Brasil não utiliza o dinheiro repatriado dos paraísos fiscais para resolver esse impasse. Estamos acompanhando.