Confira as dicas e novidades semanais sobre automóveis no Brasil e no mundo

No clube dos conectados

A Hyundai anunciou a estreia de sua solução de telemática Bluelink no mercado brasileiro, juntando-se ao OnStar, da Chevrolet, o FordPass Connect, da Ford, o Adventure Intelligence, da Jeep e o Connect Me, da Fiat, falando apenas de marcas estabelecidas no Brasil. 

O Bluelink pode executar funções como envio de notificação automática em colisões graves, assistência vinte e quatro horas, rastreamento no caso de roubo do veículo, alertas e cuidados com o carro, obtenção de diagnóstico do veículo, partida remota, travamento e abertura das portas e localização do automóvel em um estacionamento de shopping, por exemplo, tudo por meio do aplicativo Bluelink. 

Inicialmente, a novidade da marca sul-coreana estará disponível a partir da gama 2022 da família HB20. Como o uso de todas as funcionalidades da tecnologia demandam conexão com a internet, será necessário pagar um custo mensal de R$ 29,90 relativo ao serviço 4G.

Saindo do forno

O Grupo Volkswagen Argentina comemorou recentemente o início da produção do Taos, o primeiro SUV que a marca monta no país, em seu Centro Industrial de Pacheco. 

O carro será lançado oficialmente no Brasil em maio, antes mesmo da Argentina. 

“Ver esse projeto concretizado é uma fonte muito grande de orgulho para toda a Volkswagen. Hoje, não apenas adicionamos um novo produto à linha de produção nacional, mas demonstramos que nossas fábricas enfrentam os desafios globais exigidos pelo Grupo. Isso é resultado do esforço e comprometimento de todos os nossos empregados em conjunto com os representantes dos trabalhadores e o Governo”, comemorou Pablo Di Si, presidente da Volkswagen na América Latina. 

O Taos contou com um investimento de US$ 650 milhões (cerca de R$ 3,5 bilhões) para Pacheco, com o objetivo de modernizar a tecnologia e a infraestrutura de sua produção, a implementação da nova plataforma global MQB A e uma nova fábrica de tintas com tecnologia exclusiva baseada em água. 

Com o Taos, a Volkswagen completa o seu portfólio de utilitários esportivos na região, somando-se ao Nivus, ao T Cross, ao Tiguan e ao Touareg, sob a estratégia denominada de “Ofensiva SUV”.

Apostando alto

Depois de ter revelado o estilo de seu novo SUV, um dos modelos mais esperados do ano e que chegará ao mercado nacional no segundo semestre, a Fiat divulgou mais informações sobre o Progetto 363 (nome provisório) e o motor turbo flex, estreante no modelo. 

Com tecnologias exclusivas desenvolvidas em mais de três anos de projeto e mais de 30 mil horas de teste de bancada resultaram em um novo motor turbo flex reunindo o melhor de dois mundos: mais performance e mais eficiência, quesitos quase antagônicos. 

O motor turbo bicombustível da Fiat é um dos grandes destaques do SUV. 

Segundo a marca italiana pertencente ao Grupo Stellantis (união da FCA com a PSA), o propulsor tem tecnologias exclusivas, com boa performance para garantir ultrapassagens mais seguras e agilidade na cidade.

Segurança oriental

A Honda Automóveis do Brasil deu início às vendas do CR-V 2021.

O SUV mais completo da marca recebeu mudanças no design, no nível de equipamentos e na segurança. Renovado, passa a ser o segundo modelo no Brasil a trazer a tecnologia de segurança e assistência ao condutor Honda Sensing.

O preço sugerido para todo o território nacional, exceto Estado de São Paulo e cidade de Manaus (AM), é de R$ 264.900.

Em sua quinta geração global, o SUV busca oferecer aos consumidores os mais altos níveis de qualidade e refinamento de rodagem em sua categoria, incluindo a maior precisão de direção, conforto e silêncio a bordo.

O modelo é importado dos Estados Unidos e continuará sendo disponibilizado em versão única, a Touring, equipada com o motor 1.5 turbo com injeção direta, quatro cilindros e duplo controle de tempo de abertura das válvulas, com potência de 190 cavalos a 5.600 rpm e torque de 24,5 kgfm de 2 mil a 5 mil rpm.

O motor é combinado à transmissão continuamente variável (CVT) com lógica de controle Honda G-Shift, com baixo consumo de combustível e performance superior, segundo a marca oriental.

Estreia embalada

O novo Jeep Compass já é um sucesso de mercado.

Na pré-venda da Série Especial 80 Anos, o lote inicial de mil unidades se esgotou em apenas dois dias.

Em seguida, foi aberta a comercialização das versões T270 Turbo Flex Sport, Longitude e Limited.

Depois, se iniciou a terceira fase de pré-venda do tão aguardado novo Compass nas versões TD350 Turbo Diesel Longitude, Série Especial 80 Anos (pack disponível para Longitude), Limited e Trailhawk.

O motor TD350 tem 170 cavalos de potência e 36 kgfm de torque, com baixo consumo de combustível (10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada) e autonomia de mais de 800 quilômetros com tanque de 60 litros.

Para se tornar proprietário de uma das novas versões TD350 do novo Compass, é necessário confirmar a intenção de compra de forma online pelo hotsite (https://compass.jeep.com.br/pre-venda) com o pagamento de um sinal de R$ 3 mil ou de maneira presencial em uma concessionária da Rede Jeep.

O “Cavallino” apressado

Foram liberadas pela Ferrari as primeiras imagens da nova série especial limitada do 812 Superfast, embora a apresentação oficial será no dia 5 de maio, quando serão revelados os dados de desempenho e velocidade final.

Mas a Casa de Maranello adianta que será seu carro com motor a combustão aspirado mais potente de sua história.

O “bólido” de rua terá propulsor 6.5 V12 com 830 cavalos a 9.500 rotações por minuto. A superpotência é conseguida graças ao uso de materiais de última geração, à reformulação de vários componentes-chave da unidade motriz e a novos sistemas de distribuição e de escape.

O modelo terá ainda uma significativa redução de peso, garantida por meio do recurso extensivo de fibra de carbono, tanto no exterior quanto dentro da cabine, à estreia da evolução 7.0 do célebre sistema de controle eletrônico da dinâmica do veículo “Side Slip Control” e a uma aerodinâmica aperfeiçoada, por via de soluções extremas, na forma de perfis nunca antes utilizados em um automóvel de estrada, com o intuito de aumentar o “downforce”, a força aerodinâmica de cima para baixo.

Destinado aos mais apaixonados apreciadores e colecionadores dos modelos da marca do “Cavallino Rampante”, a série do 812 Superfast impõe-se também por um visual mais agressivo e exclusivo.

O carro e o Leão

No momento de fazer a declaração de Imposto de Renda – que se encerra no dia 30 de maio -, algumas das dúvidas mais frequentes são: como declarar a posse ou venda de um veículo?

Para auxiliar nesse momento, a IOB, empresa referência nas áreas contábil, fiscal, tributária e trabalhista, preparou algumas dicas para ajudar o contribuinte.

“O valor do veículo a ser declarado deve ser sempre o mesmo de aquisição, e não o atualizado de acordo com o mercado. Alterar esse valor gera inconsistências no cruzamento de informações e pode fazer o contribuinte cair na malha fina”, comenta Daniel de Paula, consultor da IOB.

  • Como declarar – O Governo solicitou um detalhamento maior sobre alguns tipos de bens – incluindo os carros. Entre as novidades estão a informação do número do Renavam e a necessidade de preencher o campo sobre a marca do veículo, modelo/ano de fabricação e placa. Além disso, é preciso destacar a data e forma de aquisição do automóvel. Os dados devem ser inseridos na ficha “Bens e Direitos”.
  • Veículos financiados – Nesse caso, é importante ter ainda mais atenção na hora de calcular os gastos anuais e preencher os informes. Por exemplo, se o contribuinte tem um carro de R$ 50 mil e o valor pago de um financiamento, até 31 de dezembro de 2020, foi de R$ 20 mil, ele deve declarar esse valor pago, pois a compra de um bem incompatível com os rendimentos anuais pode acarretar multa pelo fato de não conseguir justificar esse acréscimo patrimonial.

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