Concurso PCMS: Publicados editais de convocação para o cargo de delegado de polícia

As Secretarias de Administração e Desburocratização (SAD) e de Justiça e Segurança Pública publicaram na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (14.02) diversos atos relativos ao Concurso da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul em andamento para a função de delegado de polícia.

O Edital n.27/2022, traz a convocação dos candidatos para a realização a Fase IV-Avaliação de Aptidão Física que será de caráter unicamente eliminatório e realizado sob responsabilidade da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura – FAPEC. A avaliação visa avaliar a capacidade do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas a que será submetido durante o Curso de Formação Policial e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional de delegado de polícia.

A Avaliação de Aptidão Física será realizada em Campo Grande em duas etapas, no dia 20 de janeiro de 2021, nos turnos matutino e vespertino, no Parque Ayrton Senna, localizado na Rua Ezequiel Ferreira Lima, s/n, Bairro Conjunto Aero Rancho, compreendendo as etapas e testes, a serem realizados de acordo com as normas e os procedimentos prescritos no Edital n. 1/2021 – SAD/SEJUSP/DGPC/DP.

No Edital n. 28/2022, está a convocação dos candidatos para a Fase V – Avaliação Psicológica de caráter exclusivamente eliminatório, com objetivo de mensurar de forma objetiva e padronizada as características e habilidades psicológicas do candidato para exercer as funções do cargo de delegado de polícia, de acordo com o perfil estabelecido, através do emprego de um conjunto de instrumentos e técnicas científicas que favoreçam um prognóstico a respeito do desempenho, adaptação e adequação ao cargo proposto, bem como no que diz respeito ao porte e uso de armas de fogo.

A Avaliação Psicológica será realizada por meio da aplicação coletiva de baterias de testes psicológicos por um ou mais psicólogos, de forma coletiva e simultânea para todos os candidatos, em igualdade de condições.

A Avaliação Psicológica, será realizada no Complexo Multiuso I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, localizado na Avenida Costa e Silva, s/n, Cidade Universitária, em Campo Grande, no dia 19 de fevereiro de 2022, no período vespertino, com a abertura dos portões ocorrendo às 13 horas e 30 minutos e seu fechamento às 14 horas, impreterivelmente, de acordo com o horário oficial de Mato Grosso do Sul.

Já no Edital n.29/2022, está a convocação dos candidatos para a Fase VI – Prova de Títulos. A prova será avaliada de 0,00 (zero) até 10,00 (dez) pontos de acordo com as especificações contidas no quadro de pontuação descrita no edital. A pontuação será atribuída mediante análise dos documentos comprobatórios apresentados pelos candidatos.

O encaminhamento da documentação comprobatória será realizado online, exclusivamente no período compreendido entre as 10 horas do dia 14 de fevereiro e as 23 horas e 59 minutos do dia 17 de fevereiro de 2022, através do site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura – FAPEC, no endereço https://concurso.fapec.org, acessando a respectiva Área do Candidato.

Todos editais sobre o certame publicados hoje, com informações sobre as convocações dos candidatos, horários, locais, datas referentes às respectivas fases: Avaliação de Aptidão Física, Avaliação Psicológica e Prova de Títulos, entre outras informações, estão disponíveis na edição n. 10.757 do Diário Oficial do Estado (DOE), páginas 84 a 97.

Portal MS