Com cadastro prévio até dia 8, Rede Solidária disponibiliza mamografia e preventivo gratuito

Nos dias 19 e 20 de abril o Programa Rede Solidária, desenvolvido pelo Governo do Estado, promove o Dia da Saúde da Mulher em parceria com o Hospital de Amor de Barretos, disponibilizando para mulheres de 25 a 64 anos exames gratuitos para prevenção de doenças como câncer do colo de útero e de mama.

Para assegurar o benefício, é preciso fazer cadastro prévio até a próxima sexta-feira, 8, na sede do Programa Rede Solidária II, no bairro Jardim Noroeste. Estão disponíveis 200 vagas para exames de preventivo para mulheres a partir dos 25 anos, que avalia o colo do útero, verificando se há sinais que indiquem infecção pelo HPV, que é o vírus responsável pelo câncer de colo de útero, ou por outros microrganismos que podem ser transmitidos sexualmente, e mamografia para mulheres acima de 40 anos, exame essencial para prevenção do câncer de mama, possibilitando diagnóstico precoce e aumentando as chances de cura, com tratamento clínico e cirúrgico ainda na fase inicial da doença.

“Essa ação é fruto de uma detecção interna feita através dos atendimentos do programa de que muitas mulheres estavam com seus exames atrasados ou que nunca haviam feito, mesmo com idade adulta. Por isso buscamos a parceria com o Hospital de Amor para poder atender essa demanda tão importante para a saúde das mulheres”, afirma Marivânia Delmondes, assistente social do Rede Solidária II.

Os exames serão realizados na carreta adaptada com leitos clínicos e mamógrafo do Hospital de Amor, que atende, além da Capital, diversas cidades de Mato Grosso do Sul. “Nossa unidade móvel existe desde 2013, levando acesso as pacientes mais vulneráveis, que estão em área rural, longe de centros médicos ou que tenham algum impedimento de sair de suas casas e buscar atendimento em saúde. E para atingir esse objetivo contamos com parcerias como essa, com o Rede Solidária, assim vamos poder atingir as mulheres em situação de vulnerabilidade da região ou aquelas que por falta de informação ou medo a respeito do exame, não procuram atendimento e deixam de fazer a prevenção”, conta Danielly da Silva Souza, enfermeira porta-voz das ações do Hospital de Amor.

As mulheres interessadas em participar da ação devem ir ao Rede Solidária II, na Rua da Conquista, número 649, no bairro Jardim Noroeste, com documentos pessoais, comprovante de endereço e cartão do SUS. Não é necessário nenhum pedido ou indicação médica. Após o resultado dos exames as pacientes são encaminhadas diretamente ao Hospital de Amor para iniciar o tratamento se necessário.

Maiores informações entre em contato com o Rede Solidária Unidade II pelo telefone (67) 3344-3877.

Deise Helena, Rede Solidária

Fotos: Divulgação