Com 97% da área colhida, Guia Lopes deve produzir 69 mil toneladas de soja nessa safra

A safra de soja 2020/2021 no Mato Grosso do Sul está, praticamente toda colhida, salvo alguns municípios retardatários que sofreram atrasos em virtude de adversidades climáticas.

Em Guia Lopes da Laguna, 97% do que foi plantado já está colhido e as previsões indicam que o município deva produzir 69 mil toneladas da oleaginosa, enquanto sua “irmã”, Jardim, vai colher um pouco menos, 61 mil toneladas, em virtude de ter cultivado uma área menor: 19.205,45, contra 21.705,88 de Guia Lopes, segundo informações da Aprosoja.

As estimativas para os municípios que integram o Complexo Turístico da Serra do Bodoquena têm produtividades semelhantes. As diferenças estão nas extensões das áreas cultivadas. Bonito pode chegar a produzir 181 mil toneladas de soja, enquanto Bela Vista prevê uma colheita de 131 mil toneladas, Nioaque, 26 mil toneladas e Porto Murtinho cerca de 23 mil toneladas do grão.

ESTADO

Com informações ainda chegando no centro de processamento da Aprosoja de Mato grosso do Sul, devido às restrições impostas pela pandemia e que foram maiores nas últimas semanas, o presidente da entidade André Dobashi, avisou sobre um pequeno atraso no anuncio da produtividade final da safra de soja.

Segundo Dobashi, mesmo com a safra praticamente encerrada os dados ainda estão sendo processados “São dados expressivos de municípios importantes na composição da média ponderada de produção e de produtividade média também e por isso estamos esperando para soltar esses dados em um boletim especial e explanar o que aconteceu nessas semanas de monitoramento. Esperamos que até a próxima semana tenhamos esses dados consolidados”.

O Secretário de Estado Jaime Verruck, titular da Semagro, disse que enquanto aguardam a consolidação dos números o que preocupa é o milho que foi plantado fora do zoneamento e durante a semana as atenções se voltam para o impacto da estiagem – em alguns lugares já choveu, em outros não – e que todos acompanham de perto os próximos episódios relacionados a essa cultura.

(Edmondo Tazza – MTE/MS 1266)