Colômbia e Chile disputam vaga nas semifinais da Copa América

(COMBO) In this combination of file pictures created on June 27, 2019, Colombia's James Rodriguez (L) strikes the ball during the Copa America football tournament group match against Paraguay at the Fonte Nova Arena in Salvador, Brazil, on June 23, 2019 and Chile's Arturo Vidal drives the ball during the Copa America football tournament group match against Ecuador at the Fonte Nova Arena in Salvador, Brazil, on June 21, 2019. - Colombia will meet Chile next June 28 in a Copa America quarter final football match at the Corinthians Arena in Sao Paulo, Brazil, (Photos by Raul ARBOLEDA / AFP)

As quartas de final da Copa América colocaram frente a frente dois favoritos ao título. Nesta sexta-feira, às 20 horas (de Brasília), Colômbia e Chile se enfrentam na Arena Corinthians, em São Paulo, em busca de uma vaga nas semifinais do torneio sul-americano.

A Colômbia terminou a primeira fase com a melhor campanha dentre as 12 equipes, sendo a única com 100% de aproveitamento após três jogos. A seleção colombiana venceu ArgentinaCatar e Paraguai, terminando na liderança do Grupo B da competição.

Pelo Grupo C, o Chile também se classificou com antecedência, mas sofreu sua primeira derrota. Depois de golear o Japão no Morumbi e vencer o Equador em SalvadorLa Roja perdeu para o Uruguai no Maracanã e ficou na segunda posição da chave, resultado que a colocou diante da poderosa Colômbia – o líder Uruguai enfrenta o Peru.

O zagueiro colombiano Davinson Sánchez, companheiro de Yerry Mina no setor defensivo, exaltou a força de sua seleção. “O Chile é o atual campeão, mas a Colômbia não é inferior. Podemos lutar contra qualquer um”, disse o vice-campeão da Liga dos Campeões pelo Tottenham.

Para o confronto, os chilenos pregam muito cuidado. “Temos que estar muito concentrados porque qualquer contra-ataque pode ser perigoso. É um rival duríssimo”, disse o meia-atacante Fuenzalida. “É um time mais pragmático, mas muito agressivo quando vai para frente”.

Dona da melhor campanha da primeira fase, a Colômbia busca seu primeiro título de Copa América desde 2001. Na ocasião, jogando em casa, La Tricolor conquistou a América ao vencer o México na decisão. Na fase de grupos, inclusive, a seleção colombiana venceu o Chile por 2 a 0.

Do outro lado, o Chile tenta manter sua pequena dinastia e se tornar o primeiro tricampeão desde os anos 40. Campeão em 2015 e 2016, La Roja tenta repetir o feito da Argentina, que conquistou em sequência as edições de 1945, 1946 e 1947. Foi a única vez que uma seleção conquistou três vezes seguidas a Copa América.

FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA x CHILE

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 28 de junho de 2019, sexta-feira
Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Assistentes: Hernan Maidana (ARG) e Juan P. Belatti (ARG)
VAR: Fernando Rapallini (ARG)

COLÔMBIA: Ospina; Medina, Davinson Sánchez, Mina e Tesillo; Barrios, Uribe e Cuadrado; James Rodríguez, Zapata (Falcao Garcia) e Martínez
Técnico: Carlos Queiroz

CHILE: Arias; Isla, Medel, Maripán e Beausejour; Pulgar, Arágnuiz e Vidal; Fuenzalida, Vargas e Alexis Sánchez
Técnico: Reinaldo Rueda