Coleta de exames no Rede Solidária agiliza acesso a exames para população

A coleta de material para exames está sendo feita neste mês e em junho

Sem fila, aglomeração ou demora. Esses foram os principais pontos positivos apontados por quem procurou o Programa Rede Solidária para fazer exames laboratoriais gratuitos.

A iniciativa é fruto da parceria entre o programa, desenvolvido pelo Governo do Estado e gerido pela Secretaria de Direitos Humanos Assistência Social e Trabalho (Sedhast), e a faculdade Unigran de Campo Grande através do curso de Biomedicina.

“Meus outros dois filhos participam do programa que sempre está ajudando a gente. Faz tempo que não consigo fazer exames, para meu bebê com muito custo consegui no posto, mas demorou muito, o posto está sempre cheio. Aqui é rápido, sem tumulto”, conta Tânia Ester, moradora do bairro Jardim Noroeste.

Norma Pereira, também moradora do bairro, trouxe três dos cinco filhos para fazer os exames disponíveis. “Foi tranquilo, pessoal é bem atencioso e tiveram calma com as crianças. Não teve aquela demora do posto. É a primeira vez que meus dois filhos mais velhos fazem exames, a menina tem 15 e meu menino 8 anos. Isso é muito bom”.

Para a biomédica Isabel Borges, representante do curso de Biomedicina da Unigran, a coleta de exames é essencial para prevenção e tratamento de diversas doenças. “Através desses resultados é possível analisar se o paciente tem desde uma anemia até doenças hepáticas. Com exames em mão o paciente poderá buscar atendimento médico com mais qualidade e celeridade. Para nós, da Unigran, essa parceria representa ensino de qualidade para os alunos que estão aprendendo na prática como é o atendimento à população”.

As coletas estão sendo realizadas neste mês de maio e junho, nas duas unidades do Programa, atendendo em média 25 pessoas por dia, disponibilizando ao todo 100 coletas, com aproximadamente 16 tipos de exame de sangue, urina e fezes.

A próxima coleta será dia 26 de maio no Programa Rede Solidária I, no bairro Dom Antônio Barbosa. Os interessados em fazer os exames de urina e fezes devem comparecer um dia antes na unidade para retirar os coletores de material.

Para mais informações entre em contato com Rede Solidária I pelo telefone (67) 3308-3041.

Deise Helena, Rede Solidária
Fotos: Divulgação