Clubes programam folga, intertemporada e amistosos durante pausa no Brasileirão

Com o término da nona rodada do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira (13), os 20 clubes da elite do futebol nacional terão a tão esperada pausa da Copa América, período em que muitos treinadores prometeram dar um jeito no elenco. De uma maneira geral, a programação das equipes é semelhante. Haverá uma folga inicial, reapresentação e trabalho até o retorno das competições. O que muda é o tempo de descanso, a disputa ou não de amistosos e o local dos treinamentos – algumas equipes não contam com o seu CT, pois foi cedido à Conmebol.

O elenco do Palmeiras é um dos que voltará primeiro a atividade. O técnico Luiz Felipe Scolari, preocupado em manter o time em alta para a disputa da reta final da Copa Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, informou que seus jogadores terão sete dias de descanso e se reapresentarão na próxima quinta-feira.

O Flamengo voltará aos treinos no mesmo dia, pois terá um novo comandante. O técnico português Jorge Jesus começará de fato a trabalhar com o elenco. Será ele quem definirá a necessidade ou não de amistosos até o fim do recesso da Copa América.

O elenco do Corinthians realizará treino regenerativo nesta quinta-feira e depois só se reapresentará no dia 24. Na intertemporada, o clube já definiu os dois amistosos: enfrentará o Botafogo, dia 29, em Ribeirão Preto, e jogará contra o Vila Nova, em 4 de julho, em Goiânia.

A maioria dos clubes que não está muito bem na tabela não deu detalhes da programação. O Vasco e o São Paulo não quiseram confirmar o período de folga. O Goiás foi além e condicionou o período de descanso ao resultado do confronto desta quinta-feira contra o Athletico-PR, em casa. Se vencer, ganhará dez dias de folga. Se perder ou empatar, o descanso será de apenas uma semana. No dia 6 de julho, o clube fará amistoso contra o Racing, do Uruguai, no estádio Serrinha.

midiamax.