Clássicos cariocas na Copa do Brasil: Botafogo quer primeira vitória; Vasco busca saldo positivo

Botafogo e Vasco se enfrentarão nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), no Nilton Santos, pela primeira vez em uma partida válida pela Copa do Brasil. É mais um capítulo da história dos clássicos cariocas no torneio, que não são muitos mas voltam 20 anos no tempo.

Para o lado alvinegro, está em jogo a chance de conseguir a primeira vitória sobre um adversário local no torneio, além da sobrevivência na busca por um título inédito na história do clube. Já o Vasco completa a lista de rivais com algumas boas lembranças e outras memórias indigestas.

Frustração contra o Flu

O histórico dos clássicos cariocas na Copa do Brasil começa com o Vasco, que montou um super time e enfrentou o Fluminense nas oitavas de final da edição de 2000. Aquele ano terminaria com o título brasileiro sendo levado para São Januário. Mas, antes disso, o clube teve que passar por uma eliminação amarga para o rival com direito a muitos gols e polêmica depois do apito final.

  1. Fluminense 1×1 Vasco
  2. Vasco 2×2 Fluminense

Troco em 2006

O troco cruz-maltino na competição demorou seis anos, mas veio. Em 2006, na semifinal, o Vasco levou a melhor sobre o Flu com uma vitória no jogo de ida e passou para a final. Na grande decisão, teve mais um clássico pela frente, dessa vez contra o Flamengo.

  1. Fluminense 0x1 Vasco
  2. Vasco 1×1 Fluminense
Em 2006, Vasco vence o Fluminense pela semifinal da Copa do Brasil

–:–/–:–

Em 2006, Vasco vence o Fluminense pela semifinal da Copa do Brasil

Final perdida para o Fla

A decisão de 2006 é um dos grandes capítulos recentes da rivalidade entre Flamengo e Vasco. O lado rubro-negro levou a melhor depois de dois jogos e duas vitórias no Maracanã.

  1. Flamengo 2×0 Vasco
  2. Vasco 0x1 Flamengo
Flamengo vence o Vasco por 1 a 0 e conquista a Copa do Brasil

–:–/–:–

Flamengo vence o Vasco por 1 a 0 e conquista a Copa do Brasil

Eliminação doída em 2013

O Botafogo apareceu no primeiro clássico estadual em 2013. Também contra o Flamengo, o time alvinegro era liderado por Seedorf e vivia melhor momento, o que tornou a eliminação para o rival ainda mais doída. A equipe deixou a competição nas quartas de final, depois de um empate e uma derrota por 4 a 0.

  1. Botafogo 1×1 Flamengo
  2. Flamengo 4×0 Botafogo
Flamengo 4 x 0 Botafogo, pelas quartas de final da Copa do Brasil

–:–/–:–

Flamengo 4 x 0 Botafogo, pelas quartas de final da Copa do Brasil

Classificação emocionante

De volta ao Vasco, o capítulo de 2015 terminou com final feliz para o time de São Januário. Em novo encontro com o Flamengo, a classificação veio em um jogo de muita emoção. Depois de vencer na ida por 1 a 0, a equipe perdia pelo mesmo placar na volta até os 34 minutos do segundo tempo, quando Rafael Silva empatou de cabeça e carimbou a vaga às quartas de final.

  1. Flamengo 0x1 Vasco
  2. Vasco 1×1 Flamengo
Melhores momentos: Vasco 1 x 1 Flamengo pelas oitavas da Copa do Brasil

–:–/–:–

Melhores momentos: Vasco 1 x 1 Flamengo pelas oitavas da Copa do Brasil

Derrota apertada em 2017

Até esta quinta-feira, o último capítulo dos clássicos cariocas na copa foi a eliminação alvinegra para o Flamengo. Em 2017, na semifinal, o time rubro-negro levou a melhor com uma vitória magra, de 1 a 0, depois do empate sem gols no jogo de ida. O Botafogo dividia atenções com a Copa Libertadores, enquanto o Fla, que avançou, perdeu o título para o Cruzeiro na grande final.

  1. Botafogo 0x0 Flamengo
  2. Flamengo 1×0 Botafogo
Melhores momentos de Flamengo 1 x 0 Botafogo pela semifinal da Copa do Brasil

00:00/04:39

Melhores momentos de Flamengo 1 x 0 Botafogo pela semifinal da Copa do Brasil

Fonte: globoesporte