Carlos Alberto Decotelli assume o Ministério da Educação após demissão de Weintraub

Novo ministro é professor, financista e autor de livros, além de Oficial da Reserva da Marinha

Professor Carlos Alberto Decotelli foi nomeado para o cargo deixado por Abraham Weintraub (exonerado no último sábado), no Ministério da Educação, na tarde desta quinta-feira (25). O novo ministro da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem carreira acadêmica e, além de professor, é autor de livros. Bolsonaro anunciou a escolha em seu Twitter.

Decotelli presidiu o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no início do governo Bolsonaro, mas deixou o cargo no ano passado para dar lugar a Sérgio Dias, um indicado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O professor atuou durante toda a transição de governo do presidente junto à equipe do Ministério da Educação, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Financista, Decotelli realizou pós-doutorado na Bergische Universitãt Wuppertal, na Alemanha; é doutor em administração financeira pela Universidade Nacional de Rosário, na Argentina; mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/EBAPE; MBA em administração pela FGV/EBAPE/EPGE e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Com entendimento sobre os temas relacionados a finanças, administração e educação, o novo ministro também foi criador do curso Gestão Financeira Corporativa no New York Institute of Finance e coordenador de Finanças Corporativas Internacionais na FGV. Ao longo de sua carreira acadêmica, Decotelli foi professor de Pós-Graduação em Finanças na Fundação Dom Cabral e na FGV; professor e membro da equipe de criação do curso de Pós-Graduação em Finanças na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), juntamente com o juiz Sergio Moro (Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública no mesmo governo) e o professor Edgar Abreu. 

Foi pioneiro no Brasil na criação dos cursos MBA Finanças no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), juntamente com os professores Paulo Guedes, Roberto Castello Branco e Antônio de Araujo Freitas Junior. Também lecionou a disciplina Métodos Quantitativos Aplicados ao Design na Universidade Federal do Paraná e atuou como professor de Gestão Financeira Corporativa em Wall Street, no New York Institute Of Finance. É um dos professores criadores do segmento de finanças na Fundação Dom Cabral desde 1996.

Como Oficial da Reserva da Marinha, atou como professor e coordenador do Jogo de OMPS na Escola de Guerra Naval, no Centro de Jogos de Guerra, na equipe do Almirante Almir Garnier.

Fonte: Correio do Estado – Fábio Oruê