Campanha Nacional de Multivacinação começa amanhã em todas unidades de saúde de MS

– Entre os dias 24 e 30 de agosto será realizada a mobilização para a Campanha Nacional de Multivacinação para a Atualização do Esquema Vacinal. O Dia D, programado para o dia 24, ocorrerá nos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), com a participação das Secretarias de Estado de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde e Ministério da Saúde.
Em Campo Grande, a mobilização ocorre no próximo sábado (24) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Astrogildo Carmo, na rua São Cosme e Damião, 322, no bairro Jardim Paulista. Também participam da campanha 62 unidades de saúde entre UBS, UBSF, CRS e UPA que irão disponibilizar as vacinas.
 Conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, a mobilização tem como objetivo atualizar o esquema vacinal, de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças menores de 5 anos de idade (0 a 4 anos 11 meses e 29 dias).
 Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
 A multivacinação é uma estratégia onde em um único momento são oferecidas à população alvo várias vacinas ao mesmo tempo, a fim de aprimorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde. Dessa forma é fundamental que a continuidade das campanhas de multivacinação contribua para a manutenção da erradicação da poliomielite, da eliminação do vírus do sarampo, da rubéola e controle das demais doenças imunopreveníveis no Brasil.

 Jefferson Gonçalves