Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2019 termina nesta sexta-feira, dia 31 de maio e a cobertura vacinal em Dourados alcançou cerca de 75%, da meta estipulada, conforme informações do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde do município.

Pelo menos 60 mil douradenses incluídos nos grupos prioritários já receberam a dose. A população total destes grupos é de 80.365 pessoas, conforme dados atualizados do Vacinômetro, página da web gerenciada pelo Ministério da Saúde.

A campanha termina hoje e não há previsão para prorrogação. Assim, segundo a Sems, é importante que os integrantes dos grupos prioritários procurem tomar a dose. Trabalhadores da saúde e professores ainda apresentam números abaixo do esperado.

Edvan Marcelo Morais Marques, gerente do Núcleo, avalia como positiva a cobertura em comparação com outros anos, mas reitera que pode ser ainda melhor. “É importante que as pessoas procurem os postos e, quem não pode em horário normal, vá às unidades abertas no período noturno. Além do fim da campanha, que se aproxima, teremos a chegada efetiva do frio ainda esta semana, quando estas patologias se explicitam”, disse.

Nunca é demais lembrar que estão inclusos nos grupos prioritários para receber as doses as puérperas (que deram à luz recentemente), trabalhadores em saúde, professores, população indígena com idade a partir de 6 meses, idosos com idade a partir de 60 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

Para receber a vacina, as pessoas inclusas nos grupos prioritários devem procurar os postos de saúde da sua região, com documento de identificação, sendo que os portadores de doenças crônicas devem levar atestados devidos, e cartão de vacinação para gestantes ou crianças.

douradosnews