Campanha conscientiza a população sobre o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Nessa semana a Secretaria de Assistência Social e a Coordenadoria Municipal Especial dos Direitos das Mulheres firmaram parcerias com as escolas estaduais e municipal, Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul para a campanha “Maio Laranja”, que diz respeito ao combate de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
O objetivo da campanha é levar informações à população, especialmente ao público das escolas e dos serviços de proteção básica e especial da Assistência Social. A ideia é desmistificar mitos e tabus relacionados ao tema e expor a realidade atual de crianças e adolescentes que sofrem violência e outras violações de direitos, para que o atendimento a esse público seja cada vez mais acessado.
“Sabemos que, infelizmente, a maioria das vítimas foram crianças e adolescentes do sexo feminino, demonstrando a violência de gênero presente nessa problemática. É preciso mobilização e acesso à informação para prevenir e combater esse problema social.” Aponta Thamiris Régis, Gestora de Políticas Públicas para Mulheres.
Conforme a estatística apurada em microdados das secretarias de Segurança Pública de todos os estados e do Distrito Federal, quatro meninas são estupradas por hora no país. Ocorrem em média 180 estupros por dia no Brasil, 4,1% acima do verificado em 2017.
“Com a pandemia, os números relacionados a estes crimes diminuíram, mas isso não significa que não estão mais acontecendo, pelo contrário, eles não estão sendo denunciados. Crianças e adolescentes devem ser protegidos com prioridade absoluta, para isso, é preciso que governo, instituições e sociedade civil caminhem de mãos dadas”, finaliza Elaine Marques, Secretária de Assistência Social.
Durante a semana do dia 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual, o município contará com uma programação especial de mobilização e participação dos profissionais da rede de proteção de Guia Lopes da Laguna.
Confira: