Brasil estreia com vitória sobre a China

A seleção brasileira feminina de vôlei começou com vitória a edição de 2019 da Liga das Nações. Nesta terça-feira (21.05), o Brasil levou a melhor sobre a China, atual campeã olímpica, por 3 sets a 0 (25/15, 25/21 e 25/21), no ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF). O time verde e amarelo contou com o apoio de 5.982 torcedores na vitória sobre o time asiático.

A seleção feminina voltará à quadra às 20h desta quarta-feira (22.05) contra a República Dominicana. O SporTV 2 transmitirá ao vivo. As dominicanas também estrearam na competição com resultado positivo sobre a Rússia por 3 sets a 1 (25/21, 22/25, 25/18 e 28/26).

A ponteira Gabi foi a maior pontuadora entre as brasileiras, com 20 pontos (18 de ataque e dois de bloqueio). A oposta Paula Borgo, com 16 pontos, e a central Mara, com 12, também pontuaram bem pelo time verde e amarelo.

O treinador José Roberto Guimarães fez uma análise da vitória e do bom início da equipe verde e amarelo na competição.

“A China tem um volume defensivo muito bom, então precisamos forçar mais o nosso saque. Nosso sistema defensivo se apresentou muito bem hoje, permitindo que o nosso contra-ataque fosse mais eficiente. Nós não temos o time mais alto da competição, por isso precisamos imprimir muita velocidade para nos sobressairmos. A defesa também foi um ponto alto do nosso time hoje”, disse José Roberto Guimarães, que ainda falou sobre a expectativa para o duelo contra a República Dominicana.

“O treinador da República Dominicana, Marcos Kwiek, conhece bastante as nossas jogadoras. É um time de força e que tem um bom ataque. Vamos precisar continuar sacando e defendendo bem”, explicou José Roberto Guimarães.

A oposta Paula Borgo, que disputou sua primeira partida como titular na seleção adulta, foi um dos destaques do jogo e ressaltou o apoio recebido dos torcedores.

“Nosso time funcionou muito bem como um todo e cada uma fez aquilo que era esperado. O nosso conjunto foi o ponto forte desta vitória. Nós temos que melhorar alguns detalhes, o que é natural em início de temporada. É um grande prazer jogar no Brasil e sentir a força da torcida. Isso nos ajuda muito dentro de quadra”, afirmou Paula Borgo.

Liga das Nações

Na sequência da etapa de Brasília, o Brasil viajará para Apeldoorn, na Holanda. Na cidade holandesa, o time verde e amarelo jogará entre os dias 28 e 30 de maio contra as donas da casa, a Polônia e a Bulgária. Na sequência pela terceira semana da competição, as brasileiras terão como sede a cidade de Lincoln, nos Estados Unidos. Entre os dias 4 e 6 de junho, o Brasil duelará contra Alemanha, Coréia do Sul e Estados Unidos.

Na quarta semana entre os dias 11 e 13 de junho, o time brasileiro estará em Tóquio, no Japão, e terá pela frente as donas da casa, a Tailândia e a Sérvia. A quinta e última semana da fase classificatória acontecerá entre os dias 18 e 20 de junho em Ancara, na Turquia, e o Brasil mediará forças com a Turquia, a Itália e a Bélgica.

A fase final que reunirá a China, país sede, e as cinco seleções mais bem classificadas ao final da fase classificatória será disputada em Nanquim, na China, entre os dias 3 e 7 de julho.

EQUIPES:

Brasil – Macris, Paula Borgo, Amanda, Gabi, Bia e Mara. Líbero – Léia

Entraram – Júlia Bergmann, Roberta e Lorenne

Técnico – José Roberto Guimarães

LIGA DAS NAÇÕES 2019

Brasília (Brasil)

21.05 (TERÇA-FEIRA) – Brasil 3 x 0 China (25/15, 25/21 e 25/21)

23.22.05 (QUARTA-FEIRA) – Brasil x República Dominicana, às 20h – SporTV 2 23. 24.05 ( QUINTA-FEIRA) – Brasil x Rússia, às 20h – SporTV 2

AD