Bonito : Polícia Militar Ambiental autua atrativo turístico em R$ 180.000,00

Polícia Militar Ambiental de Bonito autua atrativo turístico em R$ 180.000,00 pela prática de diversas infrações ambientais causadas, principalmente, por desrespeitar o limite máximo de acesso de pessoas ao empreendimento, o que acarretou condutas poluidoras e degradantes em Área de Preservação Permanente – APP. Os fatos ocorreram no feriado de final de ano.

Na ocasião, foram constatadas, dentre outras condutas, o pisoteamento em vegetação dentro da APP; Acesso de turistas ao Rio Formoso pelas margens, danificando APP; Acesso ao Rio com Garrafas de vidro, Latas e alimentos; poluição sonora; pisoteio em cachoeiras; desrespeito a capacidade máxima de lotação; desrespeito ao limite máximo de veículos na área; precariedade ou ausência de placas de advertência e proibição de degradação ambiental; ampliação das atividades e de infraestrutura sem autorização do órgão competente, além de extração de vegetação em APP em área paralela à calha do rio Formoso.

Foi verificado que o proprietário deixou de atender as exigências legais ou regulamentares visando a regularização, correção ou adoção de medidas de controle para cessar a degradação ambiental, mesmo sabendo que existia um passivo ambiental a ser recuperado.

A cidade de Bonito tem praticado por muitos anos o ecoturismo sustentável, pois é a atividade turística que utiliza o patrimônio natural e cultural com incentivo a sua conservação, buscando a formação de uma consciência ambiental e preservacionista. Entretanto, o que se observou no atrativo, ficou muito distante disso.

O Comandante da PMA de Bonito afirmou que a atuação fiscalizatória continuará intensa durante todo o ano e será reforçada nos feriados prolongados.

Fonte:Jardim MS NEWS