Bonitense morto por H1N1 trabalhava em Bela Vista, vítima não foi internada em Bonito

Bonitoinforma

A Secretaria Municipal de Saúde de Bonito emitiu nesta segunda-feira, dia 17 de junho, nota informando que, diferentemente do que está sendo veiculado pela imprensa, o paciente Antônio Onofre, de 59 anos, provável vítima da gripe H1N1, não foi atendido ou internado no hospital municipal Darci João Bigaton.

A notícia sobre a morte do paciente foi publicada inicialmente às 11h30 de sábado, dia 15, pelo jornal online Campo Grande News, informando que ele se encontrava internado no Hospital Universitário, em Campo Grande, para onde foi transferido após ser internado e ter realizado coleta de sangue em Bonito.

PACIENTE FOI INTERNADO EM BELA VISTA E A SEGUIR REMOVIDO PARA CAMPO GRANDE

Segundo a nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Bonito recebeu um comunicado da Secretaria Municipal de Bela Vista informando que o hospital daquele município (São Vicente de Paula) realizou o atendimento do paciente Antônio Onofre, de 59 anos – que embora residente na área rural de Bonito trabalhava em uma fazenda de Bela Vista – no dia 5 de junho, com síndrome respiratória aguda grave.

Devido ao estado de saúde do paciente ter se agravado, entretanto, ele foi encaminhado para Campo Grande no dia 7 de junho (em regime de vaga zero), onde foi diagnosticado na segunda- feira passada, dia 10 de junho, com a Gripe H1N1, vindo a falecer dias após.

O comunicado do município vizinho esclarece ainda que todo o atendimento necessário e o protocolo de procedimento de tratamento foi realizado com a equipe médica.

Os familiares que tiveram contato direto com o paciente, por sua vez, estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde do município de Bonito, mas até o momento não apresentaram sintomas da doença.

A secretaria local destaca ainda que trata-se de um caso isolado e que a campanha nacional de vacinação realizada do vírus Influenza atingiu 95% do público prioritário em Bonito, destinando também mais 500 doses para vacinação da população em geral.