Avião faz pouso de barriga no aeroporto de Manaus e voos são suspensos

Por G1 AM

Um avião fez um pouso de barriga no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus, logo após a decolagem, na tarde deste sábado (15). Duas pessoas tiveram ferimentos leves.

A aeronave de modelo ATR 42, prefixo PR-MPN, seguia para a cidade de Carauari, no interior do estado, quando apresentou problemas e precisou retornar para pouso de emergência.

A aterrissagem ocorreu às 12h08 (13h08 pelo horário de Brasília), segundo informou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

A empresa MAP Linhas Aéreas informou que duas pessoas tiveram ferimentos leves “em decorrência da pressa em sair da aeronave”. O avião tinha 34 passageiros a bordo.

Por volta das 13h39, a aeronave permanecia na pista do aeroporto. Por conta do problema, os procedimentos de pouso e decolagem foram suspensos. Três voos foram desviados para outras cidades.

Um avião pousa de barriga quando a tripulação não consegue abaixar o trem de pouso. A MAP disse, em nota, que o pouso de emergência foi bem sucedido.

“O piloto seguiu todas as normas padrão para o tipo de ocorrência, agindo corretamente e dentro dos procedimentos internacionais de segurança de voo”, comunicou.

As circunstâncias para o incidente ter acontecido serão investigadas pelo Cenipa, órgão da Aeronáutica.