Aumenta a mortalidade de crianças menores de 15 anos em motocicleta

Martha Barrios, diretora do Observatório Rodoviário, alertou sobre o flagelo que está tirando vidas cada vez mais jovens, no Simpósio Ibero-Americano de Agências de Trânsito e Segurança Rodoviária.
Estatísticas que, durante várias décadas, indicam que as mortes que ocorrem ano após ano em acidentes de trânsito em diferentes rotas, avenidas e ruas de nosso país afetam uma faixa etária entre pessoas cujas idades variam de 30 a 24 anos. modificado de forma alarmante.

Segundo dados fornecidos ontem pela diretora do Observatório Rodoviário de nosso país, licenciada Martha Barrios, durante o Simpósio Ibero-Americano de Agências de Trânsito e Segurança Rodoviária, que ocorre na Biblioteca do Congresso e culmina na data, acidentes de trânsito causam morte das pessoas mais jovens com o passar do tempo.

“Em 2017, 1.198 pessoas foram mortas em acidentes de viação, onde a classificação mais alta afeta pessoas entre 30 e 24 anos, mas os casos de mortes em que jovens de 15 anos estão envolvidos começam a ser alarmantes” ele lamentou.

Ele disse que, de todas essas mortes, 56,1% envolveram motociclistas, com idades entre 30 e 24 anos, mas insistiram que isso está sendo reduzido muito rapidamente nos últimos tempos.

REGISTROS A Organização Paraguaia de Cooperação Intermunicipal (Opaci) informou que as carteiras de motorista para motociclistas são emitidas nos municípios para pessoas a partir de 18 anos.

No entanto, é cada vez mais comum observar pessoas menores de idade dirigindo uma máquina, dirigindo pelas cidades, em uma situação da qual nem mesmo a capital do país escapa, mesmo sem capacetes de proteção, sem chapas ou transportando mais de dois companheiros e até bebês de armas.

A Lei 5016 Nacional de Trânsito e Segurança Rodoviária proíbe crianças menores de 12 anos de idade que viajam de moto.

O ministro da Saúde Pública, Julio Mazzoleni, que participou da abertura deste evento internacional, que conta com a participação de especialistas da Colômbia, Uruguai, Argentina, Brasil, entre outros, afirmou que um dos principais problemas que temos em nossa país é a falta de controle para fazer cumprir as regulamentações atuais a esse respeito.

Segundo dados fornecidos pelo Hospital de Trauma, entre janeiro e fevereiro do ano passado, 600 crianças menores de 15 anos sofreram acidentes em bicicletas motorizadas.