Audiência Publica será realizada na Aldeia Pirakua em Bela Vista MS

A cacique Irene da Aldeia Pirakua localizada na área rural de Bela Vista estará realizando nos próximos dias 19, 20 e 21 de julho na escola municipal, uma Audiência Pública com objetivo de procurar soluções para melhoria na saúde, educação, segurança pública, agricultura, infraestrutura, atividades esportivas e sociais para melhorar a vida de quem habita na aldeia.

As pautas que serão debatidas na área da saúde são sobre a situação da SESAI, projetos, ações e demandas a curto, médio e longo prazo e parceria com o município de Bela Vista e SESAI para atender melhor a comunidade em seu tekoa.

A reportagem do jatobanews conversou com a cacique Irene que informou que estendeu o convite para as autoridades do estado, município e que até agora confirmaram presenças os vereadores Fabrizia Tinoco (PODEMOS) e Oraldino Ferreira (PSDB) da câmara municipal de vereadores. Segundo ela foram convidados o deputado estadual Zeca do PT (PT) e Vander Loubet (PT) e que está aguardando confirmação.

Confira as demais reinvindicações que serão apresentadas na audiência nas áreas de maior carência na aldeia.

Educação
-Debate sobre a internet
-Debate sobre o concurso público
– Debate sobre laboratório

Segurança
– Combater drogas e violência

Agricultura
-A importância da sustentabilidade e independência financeira.
– Incentivo à produção de alimentos.
– Aquisição de máquinas e implementos agrícolas.

Infraestrutura
– Saneamento básico.
– Energia elétrica, projeto placas solares.
-Moradia
– Manutenção e abertura de estradas na comunidade.

Esportes
– Projetos de incentivos ao esporte e lazer.
– Quadra esportiva.
– Campo de futebol.

Assistência Social
– Atuação da assistência social (junto à comunidade de Pirakua) CRAS E CREAS com mutirão para documentação e Conselho Tutelar.

Confira a programação da audiência pública.
19 de julho
Abertura as 8h
– Debate sobre a situação da agricultura na aldeia Pirakua (a partir das 8:30 da manhã).

Período da tarde
-Debate sobre esporte
– Debate sobre educação

20 de julho de 2023

Período da manhã
– Debate sobre a infraestrutura

Período da tarde

– Assistência social (CREAS E CRAS). Conselho tutelar.
– NUPIIR (mutirão de documentos).

21 de julho
Período da manhã
– Debate sobre segurança na Aldeia Pirakua para combater violência e drogas.
Período da tarde será realizado o debate sobre saúde

A Aldeia Pirakua está localizada no município de Bela Vista e abriga uma área de 2.384 mil há, com uma população de 537 habitantes (SIASI/SESAI).

Fonte: Jatobá Noticia – Armando Loureiro